Estética

06/04/2015 05:36 - Atualizado em 05/12/2016 06:46

Calça jeans apertada causa estrias? Confira mitos e verdades

O atrito do jeans com a pela pode prejudicar e agravar estrias já existentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você gosta de usar calça jeans bem justa para marcar as curvas? Já se perguntou se isso pode ser prejudicial para a sua saúde e até mesmo para a própria estética? A verdade é que roupas muito apertadas, principalmente nas coxas, podem, sim, agravar a aparência das estrias.

Por si só, a calça não é responsável pelo surgimento das marcas na pele, mas contribui para que fiquem ainda mais acentuadas. Conheça alguns mitos e verdades sobre o jeans e veja que alternativas existem para você ficar ainda mais bonita e saudável.

calca jeans

Por que o jeans prejudica a pele feminina?

Os dermatologistas sempre recomendam não utilizar calça jeans justa ou apertada quando a mulher possui muita celulite. No entanto, mais afetadas que os furinhos são as estrias. A compressão do tecido e o atrito com o corpo podem agravar as cicatrizes na pele e deixá-las com aspecto mais marcado.

Tecidos leves permitem que a pele transpire, por isso são ideais para quem quer combater estrias e celulite. O melhor para evitar esse problema é se exercitar, principalmente com atividades aeróbicas, como corrida e caminhada. Nesses momentos, o ideal é utilizar roupas que facilitem a flexibilidade, ou seja, jamais utilizar jeans.

O aparecimento de estrias e celulites está relacionado com a pouca elasticidade da pele e à má circulação sanguínea. Quando a calça jeans é muito apertada, ocorre uma compressão dos vasos, o que prejudica a drenagem das pernas e das coxas. Varizes também podem aparecer como consequência da roupa justa.

Engana-se quem pensa que apenas as mulheres precisam se preocupar com o aperto do jeans. Homens e crianças também podem desenvolver estrias e celulite. Apesar de as mulheres serem mais afetadas, ambos os sexos sofrem com as marcas na pele.

Mas o que usar se não for calça jeans?

Acredite: é possível usar calça jeans sem se preocupar com estrias. Mas há um preço para isso, o necessário para pagar por uma nova tecnologia de tecidos.

Preocupadas com os prejuízos da roupa justa e do atrito dela com o corpo, marcas como Calvin Klein e Alexandre Hertchcovich já utilizam um novo tecido, que promete hidratar a pele e deixá-la mais firme, reduzindo também os sinais das estrias.

A recomendação dos fabricantes é permanecer com as peças da tecnologia Emana por seis horas diárias, durante 30 dias consecutivos.

Uma vantagem a mais é poder lavar as calças à vontade, pois as propriedades hidratantes não saem com os produtos de limpeza, como sabão em pó e amaciante. Cerca de 90 mulheres fizeram os testes com o tecido para verificar se ele realmente era benéfico à pele. Ele já é utilizado na fabricação de leggings, lingeries e calça jeans.

Outra opção para evitar os prejuízos do jeans para as estrias e celulite é a tecnologia de calça Invel, fabricada com tecidos de poliamida e elastano com biocerâmica. O material possui uma propriedade que absorve o calor corporal e o transforma em raios infravermelhos, através de um processo fotoquímico.

Apesar de dermatologistas não recomendarem o uso da calça para redução da celulite, ela evita que novos furos apareçam. O tecido é registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas depois de cem lavagens os efeitos desaparecem.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estrias
pele
calça apertada
mitos e verdades

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ