Estética

15/07/2015 02:25 - Atualizado em 20/12/2016 08:54

Bichectomia retira gordura das bochechas para modelar o rosto

O procedimento que afina a face foi adotado por famosas como Angelina Jolie, Madonna e Megan Fox.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O que Angelina Jolie, Megan Fox e Madonna têm em comum? As celebridades, insatisfeitas com o rosto arredondado, supostamente optaram pelo procedimento chamado bichectomia. O nome um tanto confuso se refere à retirada da bola de Bichat, gordura localizada nas bochechas e que deixa o rosto redondinho.

Apesar de a colocação de próteses de silicone e a lipoaspiração serem as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a bichectomia ganha cada vez mais adeptas. Conheça a cirurgia que promete afinar os rostos arredondados.

bichectomia

Como funciona a bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia de pequeno porte, realizada através de uma pequena incisão na parte interna das bochechas, por dentro da boca. Ela pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação, ou até mesmo com anestesia geral, quando realizada junto com outro procedimento cirúrgico.

O cirurgião plástico Vicente Scopel explica que o procedimento não é indicado para todos os casos. “O ideal é avaliar cada caso. Não são todos indivíduos com rostos volumosos que terão bom resultado com a cirurgia.”

Segundo o cirurgião, apesar de ser aparentemente simples, o procedimento oferece riscos. “A bola gordurosa de Bichat faz vizinhança com estruturas nobres da face, ramos do nervo facial - que é responsável pelos movimentos da mímica da face -, vasos sanguíneos importantes e o ducto parotídeo de Stenon. Essas estruturas não podem ser lesadas”, alerta.

Quanto aos cuidados pré e pós-operatórios, Scopel ressalta a importância de uma avaliação em consulta com cirurgião plástico e de exame físico. A escolha de uma equipe médica qualificada, além de hospital ou clínica habilitados ao procedimento, também são essenciais.

No pós-operatório é necessário seguir as orientações do médico, ingerir analgésicos prescritos e fazer repouso relativo. Revisões e curativos em consultório também fazem parte do processo de recuperação do paciente que passou pela bichectomia.

bichectomia

Resultados da bichectomia

O cirurgião plástico afirma que o principal resultado buscado na bichectomia é a redução do volume do terço médio da face, na altura das bochechas. O procedimento é capaz de afinar a face e trazer aparência mais triangular do rosto, tornando-o mais leve.

Para Scopel, a bichectomia deve ser considerada como um procedimento indicado para casos específicos. Ela não deve ser banalizada e indicada a todos. "Tal procedimento não pode ser tido como cosmético. É uma cirurgia estética, não é como indicar um corte de cabelo ou novas cores das unhas", observa o profissional.

bichectomia

Ainda, o médico ressalta que nenhum procedimento cirúrgico é rápido e fácil: “Temos que lembrar que estamos tratando de cirurgia. Isso envolve cicatrização e recuperação. A bichectomia, assim como muitos outros procedimentos estéticos, deve ser considerada e indicada para casos específicos, feita por cirurgião plástico e em local habilitado”.

Você recorreria a esse procedimento estético? Deixe sua opinião nos comentários! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de saúde e beleza.

TAGS
bochecha
Madonna
afinar o rosto
Angelina Jolie

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ