Estética

15/09/2014 04:58 - Atualizado em 04/12/2016 06:48

Aplicação de laser em varizes vale a pena? Confira indicações

Aplicação de laser em varizes depende de avaliação clínica do médico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Atualmente é comum se pensar em aplicação de laser em varizes no tratamento desse problema. Esses são alguns dos procedimentos mais procurados no caso de lesões vasculares. As técnicas a laser são as mais modernas e também as mais eficazes para esse tipo de situação. Mas um exame clínico do médico é que vai determinar se essa técnica deve ser utilizada.

aplicacao-de-varizes-a-laser

A doença varicosa tem origem familiar, mas fatores como obesidade, falta de atividade física e passar longos períodos em pé podem agravar o problema. A maior incidência das varizes é nas mulheres, principalmente por causa de gravidez, uso de anticoncepcionais e alterações da menopausa, que também contribuem com a doença.

Os primeiros sintomas começam a aparecer por volta dos 20 ou 30 anos, mas há casos raros de adolescentes que já apresentam varizes.

Como funciona a aplicação de laser em varizes

Os aparelhos de laser produzem feixes de raios que emitem comprimentos de ondas, com determinadas características, que atravessam a pele sem lesioná-la ainda mais. Essa aplicação de laser em varizes atinge a hemoglobina dos vasos sanguíneos e aumenta a temperatura do sangue, o que faz com que os vasos sejam eliminados em função do calor.

A duração, tamanho e o poder do feixe de luz podem ser totalmente controlados pelo cirurgião, de acordo com a necessidade do paciente.

O procedimento de aplicação de laser em varizes é levemente dolorido. A maioria dos pacientes tolera bem e não é necessária a aplicação de anestesia. A ponta fria e o gel anestésico melhoram a dor.

Após a aplicação, pode acontecer uma ardência leve que perdura durante algumas horas depois da operação. Essa técnica não provoca manchas, porém se deve evitar o sol antes, durante e até algumas semanas após a aplicação.

O laser não pode ser aplicado em qualquer paciente. Somente um exame clínico do médico vai determinar qual entre todos os tratamentos disponíveis melhor se adapta para cada um. Existem outras técnicas que também podem ser utilizadas e até procedimentos combinados usam a aplicação de laser em varizes em parceria com outros tratamentos.

Aplicação de laser em varizes precisa de manutenção

Os tratamentos com laser eliminam os vasos existentes, mas com o tempo novos vasos podem aparecer. Um tratamento de manutenção pode ser necessário, e alguns cuidados com a pele podem diminuir o aparecimento de novos vasos, como a proteção solar e atividades físicas.

A melhor indicação para a aplicação de laser em varizes é a de possibilitar mais conforto ao paciente por sentir pouca dor, rapidez no tratamento, sem haver necessidade de parar as atividades do cotidiano, além do procedimento utilizar as técnicas mais modernas e eficientes para solucionar o problema.

Outra grande vantagem é o repouso, que é mínimo, sem necessidade de imobilização, e pode variar de 5 a 10 dias. No entanto, o repouso depende muito de cada indivíduo e pode variar em duração entre diversas pessoas.

Deve ser chamada a atenção o fato de que as veias de menor tamanho são retiradas com a técnica tradicional, com mini-incisões e agulha de crochê.

Segundo alguns fisioterapeutas o tratamento a laser é contraindicado para pessoas que tenham algum machucado no local da aplicação, histórico de câncer nos últimos cinco anos, gestantes e mulheres que estão amamentando.

A cirurgia de varizes com laser pode ser realizada em ambiente hospitalar ou ambulatorial, com anestesia peri-dural, raquianestesia ou até mesmo anestesia local (diluída em soro gelado e em grande volume).

Gostou das nossas dicas de varicosa? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tratamento
estética
varizes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ