Estética

12/05/2015 01:10 - Atualizado em 19/01/2017 11:22

Amenize a cicatriz no rosto com tratamentos e dicas de maquiagem

Para cada tipo de cicatriz no rosto, existem procedimentos que podem trazer uma melhor aparência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Só quem tem uma cicatriz no rosto sabe o quanto essa marca pode ser desagradável, trazendo prejuízos para a autoestima. Infelizmente, qualquer agressão na pele que não teve uma boa recuperação pode resultar em uma cicatriz. Quando localizada na área mais exposta de qualquer pessoa, então, os prejuízos estéticos são maiores.

A cicatriz pode ser difícil de ser amenizada, mesmo com o passar do tempo - mas não é impossível. Os avanços da tecnologia, somados a truques de maquiagem, podem fazer milagres por você.

Seja a marca motivada por um acidente ou por acnes, por exemplo, conheça a seguir as principais opções à sua disposição para amenizar a cicatriz no rosto e conquistar um visual mais agradável para você.

cicatriz no rosto

Tratamentos para a cicatriz no rosto

Laser de CO2 

Sinais de acne profunda e de queimaduras são os principais alvos da técnica. Se a cicatriz for de baixo relevo, é preciso complementar com preenchimento e, às vezes, peeling para corrigir alguma alteração de cor.

Cicatrizes traumáticas pós-cortes ou incisão cirúrgica podem ser amenizadas também com o laser. Há opções menos doloridas, que não destroem a pele e cujo calor produzido pela radiação estimula a produção de colágeno.

Peelings

É um procedimento indicado para melhorar a aparência de marcas na pele, incluindo a cicatriz no rosto. Os peelings de cristal, químicos, vegetais, feitos com laser ou com luz pulsada, são as opções principais para quem deseja recorrer a essa solução.

Cirurgia de correção de cicatriz

É alternativa para amenizar a cicatriz, de forma a ficar mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar um dano mal cicatrizado, a marca não pode ser completamente apagada.

Aplicações de botox

É opção para casos mais sérios de cicatriz no rosto. Em 2006, uma pesquisa feita por médicos da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, comprovou que a aplicação da toxina botulínica ajuda na redução de cicatrizes de ferimentos recentes.

Segundo o médico David Sherris, um dos autores do estudo, o botox age de forma a paralisar os músculos próximos da ferida, o que permite uma melhor cicatrização.

Soluções caseiras podem ajudar

Para cicatrizes vermelhas e elevadas, a receita a seguir pode ajudar. É fácil de prepará-la em casa.

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de óleo de Árvore do Chá

- Meia colher de chá de sal marinho

- 1 colher de chá de óleo essencial de camomila.

Passe no mínimo duas vezes por dia sobre a cicatriz.

Mel de Manuka - mais concentrado e potente que as demais variedades - é um dos remédios naturais mais eficazes para a eliminação de cicatrizes. Ele é muito rico em propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. É indicado para as cicatrizes oriundas de intervenções cirúrgicas.

Já para cicatrizes causadas por acne, faça massagens na área afetada com gel de aloe vera, óleo de lavanda, ou com óleo de coco extra virgem. A aplicação mínima deve ser de duas vezes ao dia - mas cuide para não exagerar.

Maquiagem para disfarçar cicatriz no rosto

Para esconder imperfeições como a cicatriz no rosto, é preciso contar com produtos que possuam uma alta cobertura. Isso não significa que você gastará muito dinheiro na maquiagem: apenas preste atenção na hora da compra e faça a escolha certa.

Como primeira dica, invista no primer. Ele melhora a aparência da pele e a prepara para receber melhor os outros próximos produtos. Se sua pele for oleosa, prefira uma opção que controle o brilho.

Obedeça a seguinte ordem: hidratante facial, primer, corretivo em todo o rosto, base em todo o rosto, corretivo nas áreas marcadas, base nas áreas que precisarem de igualar o tom, iluminador, blush e pó. É certeza de sucesso.

Os corretivos coloridos ajudam bastante quando as imperfeições forem escurecidas ou vermelhas. Procure qual cor anula a outra. Por exemplo: corretivo verde anula cores avermelhadas, como as manchas geradas por acnes.

Gostou das dicas de saúde e beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
manchas na pele
tratamentos estéticos
maquiagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ