Estética

25/02/2016 06:00 - Atualizado em 25/11/2016 03:23

3 dicas: Descubra como diminuir a papada

O volume na região do pescoço costuma estar associado ao sobrepeso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sofre com aquele desagradável acúmulo de gordura bem abaixo do queixo? Se a resposta é sim, você provavelmente não aguenta mais se ver no espelho e aparentar mais idade do que realmente tem. Isso leva à pergunta: há como diminuir a papada?

O que é a papada

"Papada" é o nome que se dá à aparência volumosa entre o queixo e o pescoço. Ela pode ficar saliente por três motivos: acúmulo de gordura, flacidez da pele ou enfraquecimento da musculatura da região.

A herança genética e a conformação anatômica podem ter influência na formação da papada, assim como os hábitos da pessoa. Cada caso é um caso - alguns têm uma maior tendência a acumular gordura abaixo do queixo, por exemplo -, mas a papada está, na maioria das situações, associada ao sobrepeso.

mulher quer saber como diminuir a papada

Como diminuir a papada de 3 maneiras

Se você quer dar um basta naquele volume abaixo do queixo, há como diminuir a papada de três maneiras: mudança nos hábitos para combater as causas, exercícios para fortalecer a musculatura facial e cirurgia. Saiba mais sobre cada possibilidade:

1. Combata as causas

Manter uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos - ou seja, controlar o peso - é a principal maneira de prevenir a papada. Também vale a pena consumir alimentos ricos em antioxidantes, betacaroteno e vitaminas A, C e E, que ajudam a manter a saúde da pele e evitar a flacidez. Se você preferir, o suplemento de colágeno hidrolisado costuma apresentar bons resultados.

Outra possível causa da papada é a retenção de líquidos. Para combatê-la, evite o consumo em excesso de álcool, açúcar e sal. Em vez disso, beba bastante água. Manter o organismo hidratado é uma bela maneira de prevenir o aparecimento do volume na região do pescoço.

2. Faça exercícios

Se a origem está na flacidez dos músculos na região, há como diminuir a papada com exercícios para fortalecer a musculatura facial. O ideal é que eles sejam combinados com as dicas do item acima.

O exercício mais comum é, sentado em uma posição reta, elevar o queixo e olhar para cima, com os lábios apontados para o teto. Mantenha essa posição por pelo menos dez segundos. Repita o movimento várias vezes e descanse. Faça esse exercício diariamente.

Outro exercício interessante é mover a cabeça para um lado enquanto, com a língua, você toca o céu da boca. Depois de dez repetições de dez segundos cada, faça o mesmo para o outro lado.

3. Procedimento cirúrgico

Se nada disso funcionar, um cirurgião plástico saberá como diminuir a papada com um procedimento seguro e garantido. É a maneira mais eficaz de acabar com o problema. No caso de quem desenvolveu a protuberância devido ao excesso de pele, é a única maneira de removê-la.

A técnica utilizada vai depender da origem do problema. Caso seja o acúmulo de gordura, por exemplo, pode ser feita uma pequena lipoaspiração local. Seja qual for o procedimento, ele é feito com anestesia local e sedação leve, com um pós-operatório sem grandes transtornos.

Nossas dicas foram úteis? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais! Não se esqueça de deixar um comentário abaixo com sua dúvida ou sugestão e de acompanhar outras novidades de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobrepeso
ginástica facial
cirurgia plástica
flacidez

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ