Corpo

27/09/2015 03:14 - Atualizado em 01/12/2016 03:43

Xô, efeito sanfona! Saiba como manter o peso após a dieta

Não basta restringir o cardápio por um tempo e achar que está tudo resolvido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ok, o que parecia mais difícil foi superado: você finalmente fez as pazes com o espelho e com o guarda-roupa, eliminando os indesejados quilinhos. Mas e agora? Depois de alcançar seu objetivo, o grande desafio é saber como manter o peso após a dieta.

Como resistir às tentações dos alimentos supercalóricos e não desistir? Bem, não é tão difícil quanto parece. Primeiro, coloque em mente que você é capaz de superar obstáculos - afinal de contas, conseguiu reduzir suas medidas e eliminou o peso extra que tanto a incomodava. Agora, saber como manter o peso ideal é questão de força de vontade, que você já provou ter.

Não duvide de sua capacidade! Confira algumas dicas para fugir do efeito sanfona de vez.

mulher na balança comemorando, pois sabe como manter o peso

Mudanças de hábitos ajudam a manter o peso

Você precisa entender que a dieta foi uma espécie de treinamento para mudanças de hábitos. Isso mesmo. Mais que buscar dietas para emagrecer, as pessoas precisam entender que devem mudar a sua rotina com ações que mantenham a vida saudável. Sempre.

Assim, em vez de restringir o cardápio num tempo delimitado pela dieta, entenda que o fundamental é desenvolver a reeducação alimentar. Com isso, você descobrirá como manter o peso de forma saudável e correta. É uma consequência natural.

Valem as orientações básicas: comer a cada três horas, tomar água constantemente para deixar o corpo hidratado, incluir frutas no dia a dia e não pular as refeições.

Isso não precisa ser uma rotina ditada apenas pelo período da dieta. Pelo contrário, deve acompanhá-la sempre. Com isso, você verá que é bem provável que nunca mais precise se submeter a restrições alimentares severas.

Quando fazem um regime, muitas pessoas pensam em contar calorias. Algumas nem se preocupam com a qualidade do que estão comendo - valor nutricional, minerais e vitaminas, por exemplo. Não é por aí que você deve seguir.

A presença de fibras, encontradas em hortaliças e sementes, deve fazer parte do cardápio para manter o peso ideal. Com esses itens, seu metabolismo fica mais rápido e o intestino funciona melhor.

E preste muita atenção no consumo diário de sal. O sódio é responsável por reter líquido no corpo e, com isso, o peso aumenta - sem falar nos riscos de doenças que o excesso da substância pode causar. Opte por combinados de temperos e ervas, que podem garantir não somente sabor aos alimentos, mas também ajudar a manter a saúde.

Saiba Mais
Calcular calorias não garante o sucesso na dieta
Dietas da moda: Saiba o perigo de seguir essas tendências
Fibras alimentares estimulam o bom funcionamento do organismo

Como manter o peso com exercícios físicos

Outro aspecto fundamental, se você quer realmente manter o peso depois de um período de dieta, é não deixar de lado a prática de alguma atividade física. Se você ainda não está sob orientação de um educador físico, esse pode ser um ótimo momento para sair do sedentarismo.

Visite academias e conheça as diversas modalidades oferecidas. Converse com professores de Educação Física, com outras pessoas que pratiquem exercícios e descubra o que melhor se encaixa no seu perfil. O que não dá é para ficar parada.

Se você não curte ambientes fechados, tente praticar atividades ao ar livre, como caminhadas ou corridas.

Dados do Ministério da Saúde dão conta de que meia hora de exercício físico por dia - o que pode variar entre a prática na academia ou uma caminhada -, já contribui para a saúde. Se a isso você somar bons hábitos alimentares, já pensou o quanto o resultado pode ser benéfico?

Agora é sua vez! Conte para nós o que você faz para manter o peso e escapar das tentações. Sua experiência pode ajudar outras leitoras do Vivo Mais Saudável!

TAGS
dieta
reeducação alimentar
atividade física
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ