Corpo

31/10/2014 09:18 - Atualizado em 02/12/2016 11:46

Veja o que fazer para tratar a cicatriz da cesárea

Higienização é um dos cuidados mais importantes com a cicatriz da cesárea.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de o parto normal ser a forma mais indicada pelos médicos para dar à luz um bebê, a cesárea é ainda o método mais utilizado no Brasil. O país tem a maior taxa de cesarianas do mundo. O problema é que muitas mães não vêem a cesárea como uma cirurgia e por isso não dão a devida atenção ao período pós-operatório. Aprenda como cuidar da cicatriz de cesárea.

Por que cuidar da cicatriz de cesárea

De todas as marcas que uma mulher pode ganhar no corpo ao longo da vida, a cicatriz de cesárea é sem dúvida uma das mais significativas. Ela é o sinal de que aquela mulher gerou uma outra vida dentro de si e que doou seu corpo para que outro alguém pudesse vir ao mundo. Essa é uma das mais belas formas de doação que a humanidade pode presenciar.

Mas nem todas as mulheres pensam assim. Para a maioria delas ,a cicatriz de cesárea é uma deformação no corpo e desagrada muito. Isso porque essas mesmas mulheres não souberam como cuidar dos pontos e da cicatrização da ferida após o parto. A estética de uma cicatriz não é bonita, mas pode ser melhorada se o ferimento for bem cuidado.

cicatriz-da-cesarea

O problema é que as mulheres que não cuidam das cicatrizes e ficam com uma marca malformada acabam por ter uma queda na autoestima. Muitas vezes, dependo do grau de importância que a mulher dá ao seu corpo, os problemas com a cicatriz do parto podem gerar uma rejeição do filho, que é visto como culpado daquela deformidade na estética feminina.

Além disso, não cuidar corretamente dos pontos após a cesariana pode causar uma infecção gravíssima nas mulheres. Acontece raramente, mas há casos de mulheres que, por não higienizarem o local corretamente, acabam por deixar que bactérias se infiltrem na cicatriz, criando infecções na pele, nos músculos e até mesmo nos órgãos. Infecções generalizadas também podem acontecer.

Como cuidar da cicatriz de cesárea

Utilizar uma fita de silicone enriquecida com óleo mineral é uma das melhores formas de evitar deformidades na cicatriz de cesárea. Isso porque o óleo hidrata a região e estimula as fibras de colágeno a se unirem de forma perfeita. O cuidado evita de forma muito eficaz o surgimento de quelóides, aquelas marcas ásperas e grosseiras que vemos em algumas cicatrizes.

Outro cuidado muito importante é o de não tomar sol na área da cirurgia. O sol diretamente na pele sensível pode fazer com que as células fiquem irritadas, causando uma reação alérgica e até mesmo uma deformidade na pele. O sol também pode deixar a cicatriz com uma tonalidade diferente da do resto da pele, o que é indesejável. Cubra sempre com um biquíni.

A higienização da cicatriz de cesárea deve ser feita com água corrente em abundância, água oxigenada e algum sabonete neutro, para que a área não fique irritada. Não esfregar muito também é importante. Para a depilação da região íntima, o ideal é esperar entre 40 e 60 dias para evitar complicações com os pontos e com a pele.

Gosta das nossas dicas de saúde e beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cesariana
gravidez
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ