Corpo

21/12/2014 01:43 - Atualizado em 07/12/2016 03:39

Veja como aplicar o protetor solar de forma correta

Saber escolher e usar o protetor solar faz a diferença para uma pele bonita e sem manchas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Favorecidos pela presença constante do sol, os brasileiros têm ainda mais necessidade de se proteger dos raios UVA e UVB. Entre outros aspectos, são eles os principais responsáveis pelo surgimento de câncer de pele. Mas não basta passar qualquer protetor solar e aplicá-lo de qualquer forma para estar imune aos riscos.

Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelou que mais da metade da população não usa ou ainda não sabe como aplicar o protetor solar, além de desconhecer os benefícios do seu uso diário.

Para que você esteja sempre protegido e saiba tirar o melhor proveito do protetor solar, confira a seguir algumas dicas de como escolher e aplicar o produto.

protetor solar

Escolha a textura do protetor solar

Para saber qual é a melhor opção para você, é preciso levar em consideração o seu tipo de pele. Para quem tem a pele oleosa, o ideal são as fórmulas em gel ou sérum, evitando versões cremosas e em óleo. Já quem tem pele seca ou ressecada deve evitar a fórmula em gel, ficando com o protetor solar em óleo ou mousse.

Na hora da escolha, deve ser levado em consideração também o fator de proteção solar que a sua pele precisa. Para os filtros em creme, por exemplo, é mais fácil carregar um FPS mais alto, até acima de 50 - o que não acontece com os géis e séruns.

Uma boa alternativa é usar o protetor solar em gel-creme, que é um intermediário entre as duas apresentações e possui fator de proteção mais elevado.

O número do FPS na embalagem corresponde a quantas vezes a mais sua pele está protegida contra os raios solares em comparação à exposição sem protetor solar. O recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é 30, mas a escolha do FPS deve passar também pelo tipo de pele. Quanto mais clara ela for, maior deverá ser o fator de proteção.

Aplique a quantidade correta de protetor solar

É preciso também estar atento à quantidade ideal a ser aplicada. Para o rosto e o pescoço, use uma colher de chá de protetor solar no rosto e no pescoço. Para o tronco, a medida é de uma colher de sopa de protetor para a parte da frente e outra para a parte de trás. Também aplique uma colher de sopa para cada braço. Já nas pernas, o ideal é uma colher de sopa para a parte da frente e outra para a parte de trás.

Dessa forma, você garante que a proteção alcance o fator indicado na embalagem. No Brasil, a orientação já foi o uso do protetor solar com FPS 15. No entanto, depois de alguns estudos que identificaram o costume de aplicar o produto de maneira incorreta - o que diminuía muito o FPS - a orientação passou a ser usar o FPS 30.

Cada apresentação de protetor solar deve ser aplicada de uma forma específica. Os cremes exigem movimentos circulares das mãos, enquanto os filtros em gel devem ser aplicados em sentido único, sem fazer círculos para não esfarelar o produto.

Em contrapartida, o spray deve ser borrifado generosamente sobre a pele para garantir uma ampla cobertura, mas não deve ser espalhado com as mãos em seguida.

Dê atenção à forma de aplicar e reaplicar

A primeira aplicação de protetor solar é a mais importante, principalmente quando você vai para a praia ou piscina, pois ela forma um filme homogêneo sobre a pele. Antes da exposição ao sol, sem roupas, com a pele limpa e seca, espalhe bem o produto por todo o corpo, sem esquecer o dorso dos pés, mãos, nuca e orelhas.

No dia a dia, a reaplicação pode ser de três em três horas. Reaplique a cada duas horas caso você trabalhe ao ar livre, esteja transpirando bastante ou quando estiver na praia ou na piscina.

protetor solar

Gostou das dicas de saúde e beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
filtro solar
cuidados com a pele
praia
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ