Corpo

24/10/2015 08:45 - Atualizado em 28/11/2016 09:45

Tenha cuidado com a esfoliação caseira

O procedimento deve ser realizado com ingredientes seguros e recomendados por dermatologistas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma esfoliação caseira pode ser a receita para deixar a pele lisinha e mais macia. Porém, de acordo com os especialistas, o procedimento deve ser feito com cuidado. “Movimentos vigorosos podem machucar a pele”, alerta Lilia Guadanhim, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Cuidados com a esfoliação caseira

A esfoliação é um processo fisiológico de eliminação das células mortas da epiderme. “Ela pode ser estimulada por processos químicos ou mecânicos”, explica a médica. Ótima para quem apresenta pele oleosa e com tendência a acne, ela ajuda a acelerar o processo de descamação, diminuindo os cravos e suavizando o aspecto da cútis.

senhora de meia idade fazendo esfoliacao caseira

Os produtos escolhidos para uma esfoliação caseira, assim como a frequência de aplicação, devem ser recomendados por um dermatologista, pois as soluções variam de acordo com o tipo de pele. Em geral, uma tez ressecada pode ser esfoliada quinzenalmente, enquanto quem apresenta oleosidade pode realizar a técnica toda semana.

Vale lembrar que os produtos recomendados para o corpo nem sempre são tolerados pela face. Eles costumam ser mais agressivos e podem machucar a pele delicada. Ao escolher os cosméticos para o procedimento, respeite as indicações do dermatologista.

Já as versões caseiras, apesar de eficazes, são apenas um quebra-galho. Em alguns casos, podem inclusive trazer consequências ruins. Uma das escolhas perigosas é o limão. Se não for adequadamente removido da pele e houver exposição ao sol, ele pode acarretar manchas que demoram bastante para sumir.

Saiba Mais
Esfoliantes certos garantem pele renovada
Esfoliação corporal caseira é o segredo para uma pele linda
Saiba como usar a bucha vegetal para esfoliar a pele

Faça a sua esfoliação caseira

Entre tantas receitas de esfoliação caseira, você nem sempre sabe qual escolher, né? Para acabar com as dúvidas, vale seguir a sugestão da dermatologista. Lilia recomenda o uso de açúcar, mel e azeite.

Segundo a especialista, o açúcar ajuda na renovação celular. O mel melhora a luminosidade da pele e promove uma esfoliação mais suave. Já o azeite de oliva tem ação hidratante, aumentando a elasticidade e o viço facial.

Para evitar machucados e lesões, jamais esfregue a pele com vigor. Movimentos circulares leves são o suficiente para remover as células mortas. Em caso de rostos mais sensíveis, o açúcar pode ser substituído pelo fubá. “Ele é uma partícula mais delicada e menos abrasiva”, destaca.

A seguir, confira receita indicada pela dermatologista.

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de açúcar mascavo

- ½ xícara de azeite de oliva

- ¼ de xícara de mel.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e mantenha-os em um pote fechado. Lembre-se: a frequência de aplicação deve ser respeitada de acordo com as indicações de seu dermatologista. Após fazer a massagem, enxague abundantemente o rosto e retire todos os resíduos. Seque a pele e aplique o hidratante e o protetor solar de sua preferência.

Que achou dessa dica? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esfoliante
receita caseira
pele do rosto
renovar a pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ