Corpo

03/06/2015 05:40 - Atualizado em 02/12/2016 08:05

Saiba quando é o momento certo para uma cirurgia estética

A idade mínima para a intervenção varia de acordo com o tipo de plástica.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 2014, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no ranking mundial de cirurgia estética. Os norte-americanos eram líderes em procedimentos plásticos, mas perderam sua posição para os brasileiros, que realizaram quase 1,5 milhão de cirurgias em apenas um ano.

Os dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) colocam o Brasil como responsável por 12,9% do total de procedimentos plásticos no mundo. No entanto, nem sempre a cirurgia estética é a solução para as gordurinhas que incomodam ou os seios caídos. Saiba quando ela é recomendada e com que idade fazer.

cirurgia estetica

O que leva alguém a buscar a plástica?

Lipoaspiração para ficar com a barriga lisinha, próteses de silicone para aumentar os seios, otoplastia para acabar com as orelhas de abano e rinoplastia para deixar o nariz simétrico. Todos esses procedimentos figuram na lista dos mais procurados, em se tratando de cirurgia estética no país.

Além desses, são realizados em grande quantidade procedimentos de rejuvenescimento vaginal e abdominoplastia.

Segundo o Dr. Henrique Pontes Ferraz, cirurgião plástico, os jovens se sentem cada vez mais descontentes com seu corpo. Baixa autoestima e dificuldade de inserção no meio social fazem parte de um componente psicológico com grande peso na decisão pela cirurgia.

“Trata-se de um problema muito mais psíquico que físico”, ressalta o médico, que não indica operações desnecessárias em crianças e adolescentes.

Entre os mais novos, a plástica mais comum é a otoplastia, que corrige as orelhas de abano. No entanto, nem sempre são os jovens que buscam o procedimento, mas sim os responsáveis.

“Os pais nos procuram já nos primeiros anos do filho, mas após a consulta explicamos que o ideal é esperar até os seis ou sete anos de idade, visto que nessa idade a orelha já atingiu quase que a totalidade do seu crescimento”, avisa Ferraz.

Na adolescência, também é mais comum sofrer bullying na escola, o que leva os jovens a se sentirem excluídos. A aparência física conta muito para que se sintam parte do grupo e, por isso, realizar uma cirurgia estética parece a forma mais fácil de conquistar o corpo e o rosto sonhados.

O cirurgião alerta: “o ideal é postergar a cirurgia até que o paciente tenha uma maturidade emocional adequada para entender todas as nuances que envolvem o procedimento cirúrgico, como seus riscos, as cicatrizes, a possibilidade de um resultado diferente do almejado. As cirurgias plásticas estéticas em crianças e adolescentes têm indicações muito restritas, quando há uma distorção real da anatomia”.

cirurgia estetica

Com que idade fazer a cirurgia estética?

Órgãos como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica determinam uma idade mínima para realização da cirurgia estética. Ainda assim, ela é recomendada apenas em casos específicos, quando a saúde ou integridade física dos pacientes é comprometida.

A cirurgia de otoplastia, por exemplo, somente deve ser realizada após os 2 anos. As próteses mamárias devem esperar o desenvolvimento do corpo na puberdade, o que ocorre entre os 14 e 15 anos nas meninas. No nariz, as mudanças também devem ser feitas a partir dos 14 ou 15 anos.

A lipoaspiração, a lipoescultura e as plásticas no abdômen são mais perigosas e devem ser realizadas apenas em pacientes que não possuam alterações constantes de peso. Podem ser feitas a partir dos 15 anos e têm validade de, aproximadamente, uma década.

Você tem vontade de realizar uma cirurgia estética? Por quê? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde e beleza.

TAGS
plástica
silicone
lipoaspiração
rinoplastia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ