Corpo

25/12/2015 07:00 - Atualizado em 09/12/2016 02:31

Respeite os sinais do corpo e fuja do envelhecimento precoce

Quando algo não vai bem, o corpo indica até doenças mais graves.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das principais maneiras de se manter saudável é prestar atenção aos sinais do corpo. Por mais simples que pareçam ser, eles ajudam a identificar mais rapidamente quando algo não vai bem. Podem significar apenas a falta de algum nutriente no organismo, como também indicar um problema mais grave, ajudando a diagnosticar doenças.

Por isso, não se pode ignorar qualquer tipo de alteração, seja na pele, nas unhas ou no peso. O corpo envia sinais quando algo não anda de acordo e eles devem servir como uma forma de alerta para detectar tanto enfermidades quanto o envelhecimento precoce do organismo. Saiba o que observar para conseguir um diagnóstico com antecedência e um tratamento mais fácil.

garota observa sinais do corpo no espelho

Sinais do corpo que merecem atenção

Cor, odor e frequência da urina

Por meio da urina, é possível perceber se a saúde vai bem. A cor indica o grau de hidratação do corpo, sendo que o xixi de cor clara quer dizer que o organismo está bem hidratado e em seu estado normal. Já a cor escura é um dos sinais do corpo de desidratação ou mau funcionamento dos rins, responsáveis por eliminar substâncias que podem ser prejudiciais para o organismo.

A frequência da micção também deve ser observada. Quando é elevada demais, pode ser um sintoma de diabetes ou de infecções urinárias, além de estar associada também ao consumo excessivo de álcool, à gravidez e a músculos debilitados.

O odor forte do xixi também indica que algo não está bem. Quando somado à cor escura e ao desejo constante de urinar, o melhor a fazer é consultar imediatamente um médico.

Alteração repentina no peso

Ganhar ou perder peso de forma repentina e sem motivos aparentes também são sinais do corpo que não devem ser ignorados, pois algo grave pode estar acontecendo.

Quando uma pessoa ganha uma quantidade significativa de quilos repentinamente, pode ser sinal de que ela tenha desequilíbrios na glândula da tireoide, retenção de líquidos, problemas no coração ou nos rins, ou até gravidez. Já quando ocorre a redução de peso sem nenhuma explicação, é importante consultar um médico, já que esse é um sinal de alerta de câncer.

Saiba Mais
Fadiga, inchaço e palidez: Entenda os sintomas da leucemia infantil
Manchas de sol podem ser eliminadas da sua pele
Tratamento de luz pulsada acaba com sinais do envelhecimento

Alterações na pele

A pele é o maior órgão do corpo e também o que está mais está exposto a uma grande quantidade de fatores que podem causar alterações. Por meio dela, diversos problemas ou transtornos de saúde de nível interno são manifestados. Alterações na cor, aparecimento de pintas ou manchas, problemas severos de acne ou outras mudanças devem ser investigados.

Além disso, essa também é umas das partes do corpo mais afetadas pelo envelhecimento precoce, que se manifesta através de rugas e flacidez. As principais causas disso são alimentação deficiente em nutrientes e exposição ao sol excessiva e sem proteção.

Mudanças nas unhas

Alterações nas unhas também podem ser sinais do corpo para diferentes tipos de doenças. Unhas pálidas e sem brilho, por exemplo, são sintomas de problemas como anemia e falta de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão rachadas ou quebradiças, podem indicar problemas na tireoide. Já unhas grossas e amareladas indicam que há presença de fungos.

manchas na pele são sinais do corpo

Como evitar o envelhecimento precoce

A principal maneira de evitar o envelhecimento precoce do organismo e o aparecimento de doenças ou anomalias é com a alimentação. Manter uma dieta saudável e principalmente com todos os grupos alimentares é fundamental para deixar a saúde me dia. Para o organismo funcionar de forma adequada, ele precisa da quantidade certa de nutrientes variados.

Além disso, outros cuidados, como praticar atividades físicas regularmente, utilizar protetor solar diariamente e consultar um médico para exames de rotina, são medidas preventivas essenciais para combater os sinais do corpo que indicam o envelhecimento ou algum outro problema.

O que você achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sintomas
problemas de saúde
manchas
cor da urina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ