Corpo

12/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 04:06

Rachaduras nos pés? Descubra 12 dicas de como tratar

Beber bastante água é um dos passos para se livrar das rachaduras nos pés.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Rachaduras nos pés são um problema comum e fácil de resolver. Causadas pelo ressecamento, essas deformações na pele podem ser evitadas e tratadas com alguns passos simples. Descubra agora.

rachaduras nos pés

Lixar demais a sola dos pés pode provocar rachaduras. Foto: Shutterstock

O que são as rachaduras nos pés

O extremo ressecamento da pele dos pés leva a seu espessamento e endurecimento, causando rachaduras nos calcanhares. Essas rachaduras nos pés variam bastante em grau. Há casos quase imperceptíveis. Em níveis mais graves, ocorrem até sangramentos.

Causas das rachaduras nos pés

Essas rachaduras nos pés podem ser provocadas de diversas formas, como caminhadas descalças, pisadas de forma incorreta, alterações climáticas, pouca hidratação do organismo, contração de micoses, problemas vasculares e características genéticas. 

O ressecamento da pele aumenta naturalmente conforme a idade avança. E um hábito comum entre as mulheres não ajuda nada: lixar constantemente os calcanhares para se remover a pele morta. Essa ação se trata de uma pequena agressão aos pés e pode provocar um espessamento ainda maior nessa pele, conhecido como queratose.

Dicas para tratar rachaduras nos pés

Rachaduras nos pés são um problema comum e, felizmente, podem ser tratadas com praticidade. Confira abaixo algumas dicas:

1 - Como já mencionado, não exagere no lixamento dos pés - apenas remova o excesso de pele morta com cuidado.

2 - Ao usar cremes hidratantes, cuide para escolher aqueles que não contém ácido salicílico em sua fórmula. Óleos para bebês são uma boa opção.

3 - Antes de deitar, mergulhe seus pés em uma bacia de água quente com sabão por 20 minutos. A pele morta se soltará e será mais fácil removê-la com uma lixa ou pedra, gentilmente. Após, seque com uma toalha e aplique o hidratante.

4 - Beba bastante água e coma vegetais e frutas ricos em água. Uma boa alimentação contribui para a hidratação da pele em geral.

5 - Uma vez por semana, faça uma mistura de mamão com limão e aplique nas rachaduras nos pés por 15 minutos. Depois remova a solução com água morna. O limão é um ácido leve que ajuda na remoção de pele morta enquanto que o mamão é um ótimo hidratante natural.

6 - Crie seu próprio óleo hidratante com a seguinte receita: para uma colher de sopa de azeite de oliva, acrescente algumas gotas de limão ou óleo de lavanda. Misture bem os ingredientes antes de cada uso e remova o excesso.

7 - Após a aplicação de hidratantes, coloque meias grossas de algodão para manter a hidratação.

8 - Evite banhos muito quentes e sabonetes com fragrâncias. Ao secar os pés, não esfregue, mas aplique a toalha gentilmente no local.

9 - Em dias secos, aplique óleos ou cremes hidratantes com mais frequência.

10 - Reduza o consumo de álcool e cafeína, que podem agravar o problema de ressecamento dos pés.

11 - Em caso de coceira, para não agredir o local, apenas aplique uma compressa de gelo ou água gelada no local, evitando coçar.

12 - No verão, não esqueça dos pés na hora de aplicar filtro solar: eles também se queimam, e nada resseca mais a pele do que o sol.

Problemas constantes de fissura cutânea (pele rachada), acompanhados de sintomas como coceira e vermelhidão, podem ser sinal de diabetes ou alguma doença na pele. Nesse caso, consulte uma podóloga ou dermatologista, que pode encaminhá-lo para mais análises.

Você sofre ou já sofreu com rachaduras nos pés? O que fez para tratar?

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ