Corpo

24/08/2014 03:49 - Atualizado em 09/12/2016 12:50

O que causa celulite: As origens das imperfeições na pele

Compreender o que causa celulite é o primeiro passo para enfrentá-la, o que depende de novos hábitos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todas as mulheres já se sentiram intimidadas com sua própria imagem no espelho, seja pelas medidas fora do padrão estético, por uma gordurinha aqui e outra ali ou pela falta de “recheio” em algumas partes do corpo.

Fora isso, existe um problema comum a todas: os malditos furinhos nas coxas e no bumbum, que acabam com a aparência da pele, a temida celulite. Existe tratamento para cada um desses problemas, mas a celulite não tem uma "cura" definitiva. Há como contornar a situação e, para isso, é importante entender todos os fatores envolvidos no surgimento da aparência de casca de laranja, ou seja, compreender o que causa celulite.

Afinal, o que causa celulite?

Primeiro de tudo: celulite não tem idade, mas costuma aparecer ou ao menos se intensificar nas mulheres quando elas têm a primeira menstrução, já que as mudanças hormonais interferem no corpo como um todo.

o-que-causa-celulite

Além disso, o ponto principal não é exatamente o que causa celulite, mas sim o que piora a situação. Isso porque a predisposição aos furinhos é genética, ou seja, se você tem um estilo de vida muito saudável e uma alimentação equilibrada não significa de que está livre desse mal.

Outro fator agravante são as mudanças hormonais durante a vida, que podem agir de forma a piorar ou melhorar a aparência de casca de laranja. Em ambos os casos, não há muito o que se fazer, infelizmente.

Manifestações da celulite

Dito isso, o que causa celulite de fato? A celulite é um acúmulo de gordura na camada abaixo da pele e possui uma aparência desagradável, na qual as placas de gordura se rompem, causando os conhecidos furinhos.

As áreas mais atingidas do corpo são pernas e bumbum, mas em alguns casos pode atingir também a região abdominal e os braços.

A circulação fica de certa forma comprometida nas áreas afetadas pelo acúmulo de gordura e isso dificulta a oxigenação das células. Quanto maior a quantidade de gordura localizada, pior a circulação e maior a quantidade e a intensidade de celulite.

O consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gorduras favorece o aparecimento ou o aumento da celulite. O sedentarismo também contribui, já que fazer exercícios estimula a circulação sanguínea, podendo diminuir a complexidade da inflamação que causa a celulite.

O pouco consumo de água também tem influencia negativa nas áreas propensas ao acúmulo de gordura. Outro fator que explica o que causa celulite é o hábito de fumar. O consumo de cigarro tem efeitos vasoconstritivos, ou seja, dificultam ainda mais a circulação sanguínea.

Série de fatores explica o que causa celulite

Resumindo, o que causa celulite é uma combinação de fatores, alguns passíveis de mudanças e outros não. Para contornar a situação de maneira eficiente, o ideal é combinar hábitos saudáveis de alimentação, prática regular de exercícios e cogitar recorrer a tratamentos estéticos.

Não exite cura para a celulite, mas é possível diminuir muito a aparência feia apenas mudando a sua rotina. É importante avaliar com um médico qual o grau de celulite você tem e quais as opções de tratamento. A opinião e o acompanhamento de um profissional é fundamental para resultados satisfatórios e duradouros.

TAGS
celulite
pele
saúde da pele
estética

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ