Corpo

01/09/2015 12:16 - Atualizado em 17/12/2016 03:34

Mãos ressecadas têm solução: Veja 5 opções

Cuidados diários são essenciais para manter a hidratação da pele das mãos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muita gente sofre, especialmente no inverno, com mãos ressecadas. O que muitos não sabem é que é possível reverter esse problema com cuidados simples. Bastam alguns bons hábitos no dia a dia.

Assim como a pele do rosto demanda cuidados constantes para ficar bonita, as mãos não devem ser ignoradas. Usar cremes hidratantes, protetor solar e luvas durante atividades domésticas são pequenos detalhes que colaboram para resultados positivos.

Confira outras dicas para ter mãos sempre macias.

mulher passando creme em maos ressecadas

Quais as causas das mãos ressecadas?

Dr. Carlos Roberto Antônio, assessor do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que em todo nosso corpo existem as glândulas sudoríparas e sebáceas. Elas são responsáveis pela transpiração e pela secreção de óleo (oleosidade). Assim, garantem a hidratação natural da pele.

“Normalmente, são ativadas pelo calor para refrescar e hidratar a pele, porém no inverno há menos calor e, consequentemente, menos transpiração. Assim, elas ficam mais ressecadas”, esclarece o dermatologista.

Como a pele já está seca, quando lavamos as mãos ou usamos sabão, acabamos removendo o pouco de hidratação e oleosidade restante, deixando a região ainda mais ressecada. Fora disso, existem doenças que também ressecam a pele, como, por exemplo, a dermatite atópica.

“Além dela, pessoas com história de rinite alérgica também costumam ter pele mais seca”, adiciona Dr. Carlos.

5 dicas para tratar o problema

1. Opte por hidrantes para mãos

Na hora de hidratar as mãos ressecadas, o ideal é escolher produtos específicos para a região. Assim, a fórmula irá agir de forma potencializada na área e garantir melhores resultados.

2. Use filtro solar

As mãos ficam expostas o dia inteiro à radiação do sol. Por isso, o uso do filtro solar não deve ficar restrito à temporada de praia. É muito importante desenvolver o hábito de aplicá-lo diariamente, protegendo a pele e evitando manchas e envelhecimento precoce.

Saiba Mais
Pele muito seca pode ter coceira e vermelhidão. Confira dicas e cuidados
Evite a pele ressecada com 10 dicas fáceis de seguir
Sabonete para pele seca é boa opção para o banho no inverno

Além disso, lembre-se de usar o produto diversas vezes ao longo do dia, uma vez que as mãos suam bastante, podendo perder o efeito protetor.

3. Não esqueça das luvas

Produtos de limpeza são bastante agressivos à pele. Por isso, na hora da faxina ou na lavagem da louça, utilize luvas de borracha para proteger as mãos e evitar o ressecamento.

4. Escolha sabonetes com pH neutro

Conforme o próprio dermatologista afirmou, o uso constante de sabonetes ou detergentes contribui para a eliminação da oleosidade natural da pele e, consequentemente, ocasiona maior ressecamento. Por isso, escolha artigos com pH neutro, pois são menos agressivos.

5. Visite um dermatologista

Dr. Carlos explica que um profissional poderá receitar itens específicos para mãos ressecadas. “Existem hidratantes com protetores solares para uso diurno e hidratantes com rejuvenescedores para uso noturno”, explica.

Diga adeus às mãos ressecadas e conquiste uma pele mais bonita e saudável. Desenvolva bons hábitos e cuide de si mesmo. Seu corpo e sua saúde agradecem! E não deixe de nos contar o que você achou das dicas do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele seca
hidratação
cuidados com as mãos
inverno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ