Corpo

25/05/2016 05:00 - Atualizado em 04/01/2017 08:54

Livre-se dos calos nas mãos e nos pés

Praticar musculação sem luvas pode causar o problema dermatológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter calos nas mãos é normal. Qualquer pessoa pode desenvolver essas lesões ao longo da vida. Porém, algumas atitudes ajudam a diminuir a pressão responsável pelo espessamento da pele.

Os calos são o resultado da fricção causada por objetos e acessórios, utilizados seja no trabalho ou durante a prática de atividades físicas. Essas lesões apresentam núcleo duro e ceroso, que se desenvolve na camada exterior da pele e pode comprimir os nervos, provocando dor e sensação desconfortável ao paciente.

Esse problema dermatológico também podem surgir em outras regiões. Os pés são constantemente afetados pela sustentação do corpo e pelo uso de calçados apertados, por exemplo. Quem usa sapatos fechados de bico fino pode desenvolver calos acentuados acima dos dedos e nas laterais. A seguir, confira como se livrar desse problema de uma vez por todas.

calos nas mãos e nos pés? vá a um podólogo!

Tratamento para calos nas mãos

A melhor maneira de aliviar os sintomas e acabar com o endurecimento da pele é diminuindo o contato da região com os principais agressores. Quem é apaixonado por musculação, por exemplo, pode investir em luvas aveludadas e com apoios macios. Elas minimizam a pressão e a fricção que pode desenvolver o problema.

Pode-se aplicar gelo para diminuir o inchaço e as dores causadas após a pressão. Coloque os cubos em um saco plástico e posicione sobre o calo. Aguarde alguns minutos e retire. Esse processo pode ser repetido diariamente. No entanto, não substitui os tratamentos recomendados por dermatologistas.

Para evitar calos nos pés, devem-se escolher calçados mais abertos e macios, que evitem a pressão e garantam a livre movimentação dos dedos. Um podólogo ainda pode ser procurado para lixar a região e encontrar as principais causas do desenvolvimento das lesões.

Alguns medicamentos comercializados em farmácias podem controlar os sintomas. Eles são encontrados em forma de tinturas e adesivos. Vale ficar de olho em um detalhe importante: a aplicação na pele saudável é perigosa e pode causar descamação. Esses produtos devem ser utilizados apenas em áreas com calo, e de preferência após consulta médica.

Previna-se dos calos

Dá para prevenir e viver livre de calos nas mãos e nos pés. Veja algumas dicas:

- Opte por calçados abertos e macios, evitando modelos apertados ou de número menor

- Use luvas de academia e retire os anéis sempre que for treinar

- Aplique boas camadas de hidratante nas mãos e nos pés; existem versões específicas para cada tipo de pele

- Tente dividir os momentos do dia: fique algumas horas de pé e outras sentado, por exemplo, já que o peso do corpo sobre os pés é uma das razões para o surgimento de calos.

Gostou das dicas para acabar com os calos nas mãos e em outras áreas do corpo? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros interessados no assunto! E não deixe de conferir as dicas de beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
calo no pé
fricção
podologia
hidratação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ