Corpo

22/02/2016 06:00 - Atualizado em 07/12/2016 09:50

Hidratação previne pés rachados: Confira outras dicas

Pés podem ser esfoliados uma vez por semana e pedem hidratação constante.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em épocas de calor, o chinelinho de dedo é a opção preferida para não andar de pé no chão por aí. Esse acessório tão brasileiro, porém, pode ser o vilão que deixa a sua pele mais áspera e endurecida. Sim, é isso mesmo! O uso excessivo desse calçado pode causar pés rachados.

Eles sustentam o nosso corpo o dia inteiro, mas, muitas vezes, são esquecidos. Os pés também precisam de cuidados diários que os mantenham hidratados. Se você costuma aplicar cremes hidratantes uma vez por semana, saiba que isso não é suficiente. Existem produtos específicos e procedimentos estéticos que ajudam a deixar a pele da região mais macia e bonita.

A seguir, confira outras causas para as rachaduras nos pés e veja algumas dicas que prometem diminuir o problema.

homem com pés rachados

Causas para os pés rachados

Consumir pelo menos dois litros de água por dia, andar pela casa sempre calçado e hidratar a região com cosméticos apropriados são precauções para evitar pés rachados. Você pode ser um forte candidato a deixá-los ressecados e com aspecto feio, se não adotar essas precauções.

As causas principais das rachaduras nos pés são ar seco, poucos cuidados com a pele, dieta pobre em vitaminas e o uso dos sapatos incorretos. A hiperqueratose, ou melhor, o aumento da produção de queratina dos pés, que causa o engrossamento da pele dessa região, é outro grande problema. Para evitá-la, aposte no uso de calçados macios e com amortecimento.

Não existem segredos para a prevenção dos pés rachados. Vá a um dermatologista e peça a indicação de um creme hidratante para o seu tipo de pele. Ele poderá ser usado diariamente. Já o esfoliante, produto mais abrasivo, deve ser aplicado apenas uma vez por semana. Além disso, beba muita água, escolha sapatos confortáveis e alimente-se bem.

Acabe com os pés rachados

- Evite calçar sapatos apertados; as meias devem ser de algodão e nunca de tecidos sintéticos

- Andar descalço pode deixar a pele dos pés ainda mais áspera e endurecida

- Aplique cremes específicos para a hidratação dos pés diariamente; vale espalhar ao acordar, após o banho e antes de dormir

- Os melhores produtos para a região são à base de ureia, lactato de amônia, ácido glicólico, ácido salicílico e ácido lático; verifique possíveis contraindicações com seu dermatologista

- Uma vez por semana, antes de dormir, faça uma esfoliação nos pés e aplique creme hidratante; cubra a região com meias de algodão e remova ao acordar - o calor aumentará a ação dos ativos hidratantes

- Se você é fã de rasteirinhas ou de chinelos de dedo, saiba que alguns materiais podem piorar o estado dos pés rachados; é o caso das versões emborrachadas

- Opte por calçados com sola de couro

- A lixa pode ser aliada em alguns casos, desde que você não exagere; o uso frequente pode causar a hiperqueratose

- A esfoliação ainda é o procedimento mais indicado para renovar a pele dessa região.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ressecamento
hiperqueratose
esfoliação
rachadura nos pés

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ