Corpo

12/02/2016 12:00 - Atualizado em 01/12/2016 09:04

Entenda por que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes

A condição é considerada bastante rara e, de maneira geral, não apresenta riscos à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já se perguntou por que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes? A anomalia é chamada de heterocromia e é considerada bastante rara. A causa pode ser genética ou adquirida - nesse caso, por problemas de saúde ou por lesões.

Essa mudança de cor nos olhos costuma ser benigna e não representa maiores complicações. No entanto, um acompanhamento com um profissional é importante para identificar possíveis problemas, como a despigmentação da íris.

homem com olhos de cores diferentes

Heterocromia: Olhos de cores diferentes

Existem dois tipos de heterocromia: a setorial e a completa. A primeira se refere aos casos em que existem duas cores em um mesmo olho. Já a segunda é aquela na qual o indivíduo possui um olho de cada dor.

É possível que uma pessoa apresente ambas. As combinações são as mais diversas possíveis: azul e verde, verde e castanho, mel e azul e assim por diante.

Mas, afinal, por que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes? O fator decisivo é o mesmo de quem tem dois olhos da mesma cor: a quantidade de melanina na íris do globo ocular. Isso depende de vários fatores e é determinado por diferentes séries de genes.

A heterocromia é considerada raríssima, pois ocorre em menos de 1% da população mundial. Pacientes com olhos de cores diferentes precisam ficar alertas a possíveis problemas relacionados à condição. Ao longo da vida, pode ocorrer a despigmentação da íris, o que eleva as chances de a pessoa desenvolver catarata ou aumento da pressão intraocular.

Não existem tratamentos que possam modificar a cor dos olhos, nem fazer com que ambos tenham o mesmo tom. A maneira mais eficaz de solucionar a situação, caso a pessoa não goste da diferença de tonalidade, é apostar em lentes de contato coloridas.

Como manter os olhos saudáveis

Qualquer que seja a cor (ou as cores) dos seus olhos, é importante cuidar da saúde ocularConfira algumas dicas para garantir não só um olhar bonito, mas uma visão em dia.

Alimente-se bem

A sua alimentação influencia no funcionamento de todo o organismo, inclusive dos olhos. Por isso, para manter a visão mais saudável, evite o consumo excessivo de frituras, gorduras, açúcares e alimentos ricos em sódio. Além disso, alimentos antioxidantes contribuem para retardar a degeneração macular e a catarata.

Use óculos de sol

Quando você fica ao ar livre, está exposto a altos índices de raios ultravioleta, que podem causar a degeneração macular. Para protegê-los, escolha óculos de boa qualidade, com proteção UVA e UVB.

Visite um oftalmologista

Não espere que algo dê errado para você procurar um especialista. Fazer exames de rotina é importante para identificar problemas precocemente ou evitar que alguma condição se agrave devido à falta de orientação médica.

Você conhece alguém que tenha olhos de cores diferentes? O que você acha dessa condição? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
heterocromia
saúde ocular
catarata
degeneração macular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ