Corpo

18/01/2016 05:00 - Atualizado em 06/12/2016 10:08

Elimine já as pintas vermelhas no corpo

Marquinhas devem ser analisadas por um médico dermatologista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você provavelmente já ouviu falar ou conhece alguém que tem. As pintas vermelhas no corpo despertam dúvidas em muita gente. Há quem ache que se trata de câncer de pele e vai logo correndo para o médico.

De acordo com a dermatologista Caroline Assed Saad, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as manchas vermelhas podem ser um tumor benigno de origem vascular, chamado angioma rubi. Elas surgem em qualquer região do corpo, mas costumam ser mais identificadas no tronco e no abdômen.

“Elas não indicam algo grave. O comprometimento é somente estético”, esclarece. Saiba mais sobre essas e outras manchas e confira como é feito o tratamento.

mulher sem pintas vermelhas no corpo

Tratamento e prevenção das pintas vermelhas

Mesmo que inofensivas, as pintas vermelhas podem ser confundidas com marcas mais perigosas. Na dúvida, é melhor recorrer à investigação de um especialista. “Toda lesão que surge na pele deve ser avaliada pelo dermatologista para o melhor diagnóstico e tratamento”, lembra a médica.

Quando se trata do angioma rubi, não existe maneira correta para preveni-lo, já que essas lesões vasculares acontecem por predisposição individual. O que pode ser feito, no entanto, é periodicamente ir ao consultório do seu dermatologista e apostar no procedimento chamado eletrocoagulação. A técnica ajuda a remover as marquinhas.

Trata-se de um procedimento cirúrgico em que são produzidas faíscas elétricas que queimam a região afetada, criando cascas que caem e dão lugar para a pele renovada. Um pouco dolorido, esse método pede a aplicação de anestesia local. Converse com o seu médico sobre a possibilidade do uso dessa técnica e peça mais detalhes.

Saiba Mais
Manchas de sol podem ser eliminadas da sua pele
Aprenda 4 truques para cuidar da pele e evitar sardas
Saiba como é feita a cirurgia de varizes

Outras pintas vermelhas no corpo

Se você sente a pele áspera nas laterais dos braços, é provável que essas bolinhas vermelhas e indolores indiquem a chamada ceratose folicular. A condição é causada pelo acúmulo de células mortas em locais onde há pelos, ou devido ao uso de calças apertadas - o atrito pode estimular o desenvolvimento das bolinhas e, inclusive, piorá-las ao longo do tempo.

Banhos de sol, esfoliações e o uso de creme hidratante são os aliados de quem quer acabar com essas marquinhas. Principalmente diagnosticada em mulheres, a ceratose pode ser eliminada com a aplicação de produtos para a hidratação da pele afetada. O processo é contínuo, ou seja, você deve investir nos cuidados diariamente.

Periodicamente, aplique o esfoliante na região e faça uma massagem delicada. Remova com água abundante e espalhe o hidratante de sua preferência. A esfoliação deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com as recomendações do seu dermatologista. Nada de exagerar, hein? O excesso de abrasão pode deixar a pele desprotegida.

Você tem pintas vermelhas no corpo? Que achou dessas dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
angioma rubi
ceratose
eletrocoagulação
esfoliação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ