Corpo

29/02/2016 01:00 - Atualizado em 04/12/2016 12:01

Desodorante sem alumínio: Saiba por que usá-lo

O produto, ideal para peles sensíveis, mantém a proteção contra maus odores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os produtos antitranspirantes são aliados da higiene no dia a dia, mas devem ser utilizados com cuidado por quem tem a pele sensível. Apostar em um desodorante sem alumínio pode ser a saída ideal para evitar irritação e alergias na região das axilas. É importante que você fique de olho na embalagem do produto e tenha o acompanhamento de um dermatologista.

Vantagens do desodorante sem alumínio

A dermatologista Nicole Perim, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que o ponto de partida na escolha dos produtos para usar nas axilas é entender as diferenças entre eles. Os desodorantes são aqueles que previnem ou camuflam os odores. Por sua vez, os antitranspirantes agem diretamente no controle da sudorese.

mulher usa desodorante sem alumínio

Cada um deles utiliza compostos químicos diferentes para suas ações. O agente bactericida triclosan e os sais de alumínio são os principais, segundo a médica. A popularidade se dá em função da qualidade de ação dos produtos, mas as consequências não são tão agradáveis assim. A superfície da pele pode ser deteriorada com o uso contínuo dos cosmetológicos.

Comprar desodorante sem alumínio não é garantia de que não haverá irritação ou alergia. Conforme explica Nicole, todos os tipos de produtos aplicados sobre a pele podem causar problemas, principalmente se ela estiver com rachaduras. O alumínio, porém, eleva os potenciais de irritabilidade da derme.

Se você percebe que a região da sua axila fica irritada ou sensível quando você aplica o produto, pode ser hora de optar por um desodorante sem alumínio ou triclosan. Apesar da ação intensa na eliminação das bactérias, Nicole Perim afirma que eles não são os únicos agentes existentes e que é possível encontrar produtos de qualidade sem essas substâncias.

Há ainda um debate a respeita da ligação dos sais de alumínio com o câncer de mama. A dermatologista explica que, assim como qualquer composto químico, a alta concentração desse elemento é perigosa. Porém, os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso que possa definir se há ligação entre os desodorantes e o surgimento dos tumores.

homem usa desodorante sem alumínio em aerossol

Como escolher desodorante sem alumínio

A dica da dermatologista é que as pessoas que já apresentam algum tipo de sensibilidade na região das axilas façam uso de desodorante sem alumínio para evitar a evolução do quadro. Se houver histórico de complicações com os sais em outros tipos de contato, também é ideal procurar uma outra opção.

Ela indica ainda que seja suspenso o uso de produtos com aplicação aerossol e spray. Eles contêm uma quantidade mais elevada de álcool, que resseca a pele. Isso pode causar rachaduras e ainda facilitar a entrada do alumínio e do triclosan nas camadas mais profundas do órgão, bem como na corrente sanguínea.

Para não errar na compra, a médica indica que o consumidor esteja atento ao rótulo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta que os produtos cosméticos e farmacêuticos devem estar rotulados com todas as informações importantes a seu respeito, incluindo os componentes, de forma que facilitem o entendimento de quem lê.

Na escolha, leve em conta a saúde da sua pele. Doenças e inflamações são impedimentos para que você utilize produtos sem orientação médica. Pessoas que possuam dermatites de qualquer tipo ou que apresentem sensibilidade a produtos industrializados devem ter o acompanhamento de um dermatologista para o desenvolvimento das fórmulas corretas.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
antitranspirante
triclosan
sudorese
axilas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ