Corpo

12/03/2016 07:00 - Atualizado em 03/12/2016 01:10

Descubra como clarear olheiras roxas e castanhas

Os tratamentos contínuos demoram algumas semanas para dar resultado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A insônia atrapalhou a sua relaxante noite de sono e você acordou acabada? Para piorar, ainda foi convidada de última hora para um happy hour entre amigas? Não entre em pânico! Há como clarear olheiras com alguns truques básicos, que podem ajudar a deixar o seu rosto livre dessas marcas.

De acordo com Nicole Perin, assessora da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a olheira é o resultado da combinação de diversos fatores. Seja uma noite mal dormida, o uso de bebidas alcoólicas ou o hábito de fumar, tudo contribui para que você apresente manchas escuras abaixo dos olhos.

“Todas as causas podem ocorrer por predisposição genética e serem agravadas por fatores do dia a dia”, explica Nicole. A seguir, confira dicas para atenuar essas manchas e descubra como clarear olheiras com receitinhas fáceis de fazer em casa.

mulher que sabe como clarear olheiras se olha no espelho

Tipos de olheiras

É necessário reconhecer o tipo de olheira que você apresenta para, então, identificar o tratamento eficaz para o seu caso. “A pele que recobre as pálpebras é extremamente fina e delicada, tornando as alterações nessa região mais aparentes”, alerta a dermatologista.

Se as olheiras forem roxas, são resultado do excesso de vasos sanguíneos ao redor dos olhos. Já se a coloração for acastanhada, elas acontecem pela concentração excessiva da melanina, pigmento que dá cor à pele.

Algumas pessoas também podem apresentar bolsas nos olhos, causadas pelo inchaço ou pelo acúmulo de gordura na região. O aumento de volume pode deixar uma sombra que pode ser confundida com a olheira arroxeada.

Tratamentos para olheiras

As manchas devem ser tratadas de acordo com a causa. É necessário ter paciência, pois os resultados costumam demorar algumas semanas para aparecer. Ainda assim, quando eles vêm, o tratamento deve continuar pelo tempo estipulado pelo dermatologista. O profissional pode indicar medicamentos e cosméticos de uso contínuo para a prevenção e o clareamento das manchas.

Em casos mais sérios, também se recorre ao uso do laser. O grande diferencial desse tratamento está na capacidade de destruir o pigmento causador das olheiras. As manchas são eliminadas e absorvidas pelo próprio organismo, deixando a região mais clara e com aspecto saudável.

O laser ND:Yag é indicado para olheiras roxas. O de Erbium, para manchas castanhas. Já o tratamento com luz intensa pulsada costuma ser utilizado em ambos os casos.

Como clarear olheiras em casa

1. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de café e não fume; esses hábitos podem aumentar a circulação e o inchaço na região

2. Faça compressas de chá de camomila gelado e aplique-as nos olhos por aproximadamente 15 minutos

3. Use um corretivo de boa qualidade.

Viu como clarear olheiras pode ser simples? Converse com seu dermatologista e escolha a melhor opção para o seu caso. Se gostou do artigo, aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
olhos
pele
olheira roxa
olheira castanha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ