Corpo

28/02/2016 01:00 - Atualizado em 29/11/2016 11:38

Depilação feminina: Escolha os produtos certos e faça em casa

Cada técnica de depilação tem prós e contras que devem ser avaliados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando o assunto é depilação feminina, o papo vai longe. Seja com cera ou com lâmina, as opções são muitas, mas o importante é investir em técnicas seguras.

Segundo Carolina Reato Marçon, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), você deve considerar o seu tipo de pele. Sem os cuidados adequados, a depilação pode causar foliculite, os famosos pelos encravados.

mulher faz depilacao feminina com cera

Tipos de depilação feminina

Confira a seguir uma lista de vantagens e desvantagens dos principais métodos depilatórios.

Lâmina

Ela tem baixo custo e garante rapidez na remoção dos pelos. Pode ser utilizada para depilar fios de qualquer tamanho e espessura. Porém, eles podem encravar, manchar a pele e irritar a região.

Aparelhos elétricos

Com eles, os pelos demoram a crescer. A depilação pode ser feita em casa e não exige que você cultive demais aquela pelugem antes de removê-la. Também se elimina o risco de contaminação, já que o uso é individual. No contraponto, o processo é doloroso. Se o pelo for mais fino, há risco de foliculite.

depilação feminina creme depilatórioCremes depilatórios

Atuam quimicamente sobre o pelo, que amolece e é eliminado. Eles também não demandam um tamanho ideal de fio para a realização do procedimento.

O método não é doloroso, mas, como apenas quebra os pelos, não os remove pela raiz. Ou seja, o resultado dura pouco. Além disso, os produtos não têm um cheiro muito agradável e ainda podem ressecar e irritar a pele.

Sugestão: Creme Depilatório Veet (disponível na Vivo Farmácia)

depilação feminina ceraCera quente

Na depilação feminina com cera, o pelo demora mais para nascer, já que é arrancado completamente. Como aumenta a temperatura da pele, o produto dilata o poros e o processo se torna menos doloroso. Ainda assim, a dor é a principal desvantagem.

O método é contraindicado para quem tem predisposição a pelo encravado,

Sugestão: Cera Roll On Depilsam (Disponível na Vivo Farmácia).

depilação feminina depilador phillipsLaser

Essa opção exige um tratamento seriado com controle. Ela possibilita a redução progressiva dos pelos. É excelente para quem tem tendência a fios encravados. Por outro lado, durante o tratamento, não se deve expor a pele ao sol. Pelos brancos, loiros e ruivos não são removidos e o custo é alto.

Sugestão: Depilador Philips Lumea (Disponível na Vivo Farmácia).

Cuidados com a depilação feminina

depilação feminina aquecedorA médica Carolina explica que a pele sensível não combina com cera. Qualquer tipo de depilação que puxe os fios pela raiz é arriscada também para quem costuma ter foliculite. “Quando eles voltam a nascer, não conseguem romper a superfície da epiderme”, explica a dermatologista.

Sugestão: Aparelho aquecedor DepiRoll (na Vivo Farmácia).

Antes de eleger um dos procedimentos como o seu preferido, lembre-se de que nem todas as regiões do corpo reagem da mesma forma à mesma técnica. “Virilhas, buço e partes internas das coxas são mais sensíveis e exigem métodos de depilação menos agressivos”, lembra Carolina. A virilha, em especial, pede o uso de cera morna e descartável.

depilação feminina gilletteA depilação íntima é outra que demanda cuidados, especialmente quanto à higiene. Todos os materiais utilizados devem ser descartáveis para evitar a contaminação por fungos, vírus ou bactérias. Jamais opte pelas lâminas. “Como a visibilidade da região íntima é muito ruim, podem acontecer acidentes facilmente”, alerta a médica.

Sugestão: Gillette Venus (na Vivo Farmácia).

Tirou suas dúvidas sobre depilação feminina? Qual é o seu método favorito? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
depilação caseira
Vivo Farmácia
tipos de depilação
cuidados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ