Corpo

27/10/2014 09:47 - Atualizado em 09/12/2016 10:37

Cortar pelos do nariz faz mal? Descubra

Aprenda como cortar pelos do nariz para cuidar da beleza sem descuidar da saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cortar pelos do nariz é uma prática comum entre homens. Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados no processo para manter a beleza sem descuidar da saúde

Faz mal cortar pelos do nariz?

De uma forma geral, pelos são uma proteção do corpo contra agentes externos. E os do nariz não fogem à regra. Eles têm a função de filtrar as impurezas contidas no ar para que elas não cheguem ao pulmão. Por isso, caso os pelos fossem completamente removidos, aumentaria a probabilidade de contrair doenças respiratórias.

Esses fiozinhos são como um filtro que apanha a sujeira, vírus, bactérias e toxinas. E nós expulsamos esses itens desnecessários ao assoar, espirrar e engolir. Pode-se dizer, então, que os pelos do nariz são a primeira linha de defesa do organismo.

cortar-pelos-do-nariz

Dentro do nariz, existem pequenos fios, os cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar colam-se nesse muco e com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta, e se forem engolidos serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo.

Dicas para cortar pelos do nariz

Assim, não se cortar pelos do nariz em sua totalidade - apenas apará-los. Veja algumas dicas para o corte:

- Use a tesourinha ao cortar os pelos do nariz. Ela será importante para que você apare somente os pelos mais compridos, evitando assim cortar os pelos internos da cavidade nasal. Cuide, no entanto, para não machucar a pele.

- Outra opção são as maquininhas próprias para cortar pelos. Porém, caso essa seja sua opção, atente para colocá-la dentro do nariz sem aprofundar muito para não machucar a mucosa.

- Esqueça a ideia de usar cera ou pinça. Ambos os métodos irão arrancar os pelos e evitar que eles  exerçam sua função primordial de proteção. Sempre que quiser se livrar dos excessos, a melhor opção é cortar os pelos do nariz de forma que o comprimento seja reduzido, mas que os pelos não sejam eliminados.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
beleza
pelos no nariz
estética
nariz

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ