Corpo

07/12/2014 05:13 - Atualizado em 28/11/2016 12:19

Correr na praia traz muitos benefícios para o corpo

Correr na praia

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Redação

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Com a proximidade da temporada de sol e calor, as atenções começam a se voltar ao corpo e, para não deixar a prática de uma atividade física de lado durante o veraneio, correr na praia pode ser uma boa opção.

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Benefícios de correr na praia

Os benefícios de correr na praia, além de dar aquela turbinada no bronzeado e poder apreciar a vista do caminho, incluem também a melhora da capacidade respiratória e do condicionamento cardíaco. Confira alguns deles:

- A atividade emagrece. A cada hora de corrida na areia perde-se cerca de 500 calorias

- Engrossa as pernas, por conta da areia fofa

- Melhora o aspecto da celulite das coxas e do bumbum porque trabalha bastante a musculatura da região

- Sobrecarrega menos as articulações do que a corrida na esteira, por exemplo

- Deixa o corpo mais forte contra os micro-organismos, evitando aquele incômodo resfriado de verão

- Pelo contato com a natureza, melhora o humor ao liberar endorfina no organismo, garantindo um verão mais divertido e saudável.

Mas atenção ao ritmo ao correr na praia. A areia fofa exige mais esforço para tirar o pé do chão, por isso, a modalidade não é indicada para sedentários. É preciso no mínimo ter familiaridade com a corrida no asfalto.  

Mesmo para os mais experientes, correr na praia exige atenção pelo risco de torcer o pé ou provocar aquela dor aguda na parte lateral do abdômen, comum em exercícios para os membros inferiores.

Cuidados para correr na praia

Alguns cuidados que se deve tomar ao correr na praia são:

- Dar preferência ao início da manhã ou final da tarde na hora de escolher o momento da corrida. É quando os raios solares estão mais amenos e geram menor risco de insolação e queimaduras na pele.

- Não dispensar o tênis.  Invista em um modelo de corrida que absorva o impacto da areia dura e que seja maleável para não causar lesões.

- Ter sempre à mão uma garrafinha de água mineral ou bebida isotônica para repor os líquidos e sais minerais perdidos durante a atividade, principalmente nos dias mais quentes.

- Passar sempre protetor solar em todas as áreas do corpo que ficarem expostas ao sol.

- Mesmo nos dias sem muito sol, usar um chapéu ou boné e não abrir mão dos óculos de sol para proteger o rosto e os olhos.

Para quem se interessa em começar a correr na praia, o ideal é que, nas primeiras semanas, procure correr mais perto do mar, onde a areia é mais dura. Não deixe de prestar atenção na inclinação do terreno. Quanto mais plano for o solo onde se vai correr, melhor.

Depois de dois ou três dias, a corrida pode passar a ser feita na areia fofa, mas, como ela é mais irregular, o cuidado deve ser redobrado, para evitar o risco de torcer o pé ou causar lesões no quadril e na coluna lombar.

O tempo da corrida vai depender do seu objetivo e disponibilidade de tempo. Se a ideia é emagrecer, por exemplo, pratique a atividade por pelo menos 20 minutos. Além disso, não esqueça o aquecimento e o alongamento antes e depois de correr.

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