Corpo

15/03/2016 03:00 - Atualizado em 09/12/2016 05:13

Conheça os benefícios da borra de café para estrias

Tratamento caseiro funciona como esfoliante e estimulante para a pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Buscar soluções caseiras para tratar problemas de pele é uma forma de inserir cuidados mais intensos no seu dia a dia. É o caso do uso da borra de café para estrias. Ainda controverso entre os dermatologistas, o tratamento promete esfoliar a pele e eliminar as marcas mais evidentes do desgaste causado pelo alargamento da pele.

O uso da borra de café para estrias

Segundo Ediléia Bagatin, doutora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as estrias são linhas que se formam no corpo em função do rompimento de fibras elásticas e de colágeno. “Formam-se devido ao aumento de peso, crescimento rápido ou uso de medicamentos internos ou locais que estiram a pele até que ela se rompa”, explica a especialista.

Depois de marcadas, essas linhas jamais desaparecem completamente, mas podem ser atenuadas. Os tratamentos de esfoliação são indicados para retirar as células mortas e ativar a circulação, que cicatriza as marcas na região. É com essa finalidade que se usa a borra de café para estrias, uma técnica caseira, sem contraindicações.

borra de café para estrias

A fisioterapeuta dermatofuncional Marcelle Cunha explica que a ação da borra de café causa uma espécie de irritação na pele, que estimula o organismo a produzir células e fibras colágenas para reparar a região das estrias. O uso é mais indicado no período em que elas ainda estão rosadas ou vermelhas, antes da cicatrização.

O tratamento funciona de forma simples. Basta que você pegue o pó que fica na cafeteira após a bebida ter sido coada e espalhe-o na região em que as estrias estão localizadas, com a pele umedecida, realizando movimentos circulares. Depois disso, tome um banho morno para retirar os resíduos do pó e hidrate a pele.

A ação da borra de café para estrias é a mesma causada por qualquer outro tipo de esfoliação. Para Marcelle Cunha, é um auxílio, mas não pode ser o único tratamento, pois tem ação suave, com efeitos gradativos e que demoram para aparecer. Marcas permanentes como essas precisam de tratamentos mais intensos.

Ediléia Bagatin diz que não existem soluções caseiras que possam dar resultados realmente satisfatórios para esse tipo de problema. Conforme a SBD, não há nenhum tipo de comprovação científica de que a borra de café ou a bebida, em si, possam ter benefícios para a pele. Portanto, tome cuidado.

Para prevenir e tratar estrias

Estrias são, para a pele, como riscos de caneta em um papel. Você pode atenuar, mas não tem como apagar todas as marcas. Por isso, o ideal é prevenir. Marcelle diz que o principal caminho para evitar o surgimento dessas linhas é a hidratação. Cremes de ureia, aveia, vitamina E, óleo de amêndoas, semente de uva e ácido retinoico podem auxiliar.

Para tratar, a fisioterapeuta indica a ação de procedimentos estéticos mais profundos, que garantem resultados visíveis e mais ágeis. Radiofrequência e carboxiterapia são algumas das indicações de Marcelle. Além disso, ela diz que peelings químicos ajudam a clarear a região e diminuem o efeito visual das estrias.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras novidades de beleza.

TAGS
esfoliação
tratamento caseiro
colágeno
estrias vermelhas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ