Corpo

25/05/2015 02:15 - Atualizado em 05/12/2016 03:10

Conheça as peculiaridades do seu biótipo

Ganha peso com facilidade? Não consegue aumentar a massa muscular? Isso é herança genética.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que cada indivíduo é diferente, não é uma novidade. Mas você sabia que conhecer seu biótipo pode auxiliar a encontrar o melhor treino, potencializando resultados? E também ajuda na consciência corporal, evitando erros até mesmo na hora de se vestir.

Mas afinal, o que é biótipo? A denominação diz respeito ao conjunto de características herdadas geneticamente por cada pessoa e é baseado em três componentes primários: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia. Entenda

biotipo

Entendendo o seu biótipo

Cada biótipo possui suas próprias peculiaridades e conhecê-las pode contribuir para uma série de benefícios na sua rotina. Vale lembrar que é possível ter uma classificação mista, quando se observam características de mais que um grupo. Saiba mais.

Endomorfo

Esse tipo de biótipo corresponde aos indivíduos mais gordinhos. Conheça as principais características:

- Peso corporal elevado. Mesmo com presença de músculos, tendem a ficar cobertos pela gordura.

- Esses indivíduos geralmente possuem um metabolismo mais lento, ocasionando dificuldade na queima de calorias.

- Esse biótipo apresenta braços e pernas mais curtas e formatos mais arredondados.

- Além disso, pessoas com o biótipo endomorfo tendem a ganhar peso com muita facilidade, transformando os alimentos em gordura.

Ectomorfo

O biótipo ectomorfo é aquele de pessoas altas e magras, que, mesmo com o hábito de comer bastante, não ganham peso com facilidade. Conheça outras peculiaridades sobre a estrutura física:

- Com corpo longilíneo, não possuem tanta massa muscular ou gordura corporal.

- Possuem uma estrutura com ossos levemente salientes e cintura fina.

- O metabolismo é mais acelerado e possuem dificuldade em ganhar peso, tanto gordura quanto massa muscular.

Mesomorfo

Esse pode ser considerado o biótipo mais privilegiado, pois geneticamente possui maior facilidade para perder ou ganhar peso, além de ótima estrutura corporal. Fique por dentro de outras curiosidades:

- Nesse tipo físico, o indivíduo apresenta menor quantidade de gordura corporal e maior percentual de massa muscular.

- Essas pessoas representam um meio termo, pois não queimam tantas calorias quanto os ectomorfos, mas também não armazenam tanta gordura como os endomorfos.

- Possuem ótima densidade óssea.

- Por possuírem uma massa muscular bem desenvolvida, geralmente têm força, o que favorece resultados nas atividades físicas.

- O formato do biótipo tende a ser um triângulo de cabeça para baixo, apresentando ombros mais largos e cintura fina.

Considere seu biótipo

No quesito atividade física, cada biótipo deve ser considerado, pois, com as diferenças de estrutura física e metabolismo, os treinos e tipos de esportes podem variar de pessoa para pessoa. O ideal é conversar com um personal trainer qualificado e explicar exatamente seus objetivos.

Na hora de se vestir também vale levar em conta o biótipo, evitando colocar muita atenção em determinadas áreas e valorizando outras. Assim como roupas muito justas não ficam bem para quem está um pouco acima do peso, ombros largos ou cintura muito fina também devem ser trabalhados de forma para não carregar o visual.

Conseguiu determinar qual é o seu biótipo? Ou a sua estrutura física representa uma mistura de mais de um deles? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de moda e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
massa muscular
gordura corporal
estatura
peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ