Corpo

28/10/2014 02:05 - Atualizado em 16/11/2016 05:29

Confira 6 dicas para você evitar o efeito sanfona

Evitar o efeito sanfona é essencial para perder peso com saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você decidiu fazer uma dieta radical. Perdeu 5 quilos em um mês e está satisfeito. Mas aí se descuidou: em três semanas, readquiriu todo o peso. Volta então para o controle e perde 7 quilos. Feliz com o resultado, volta para a rotina anterior e ganha todos os quilos de volta. Chamado de efeito sanfona, esse ciclo vicioso pode fazer muito mal para a saúde.

Por que evitar o efeito sanfona?

Esse efeito de engordar e emagrecer sucessivamente, também conhecido como iô-iô, é extremamente negativo para a estética. A pele é a principal atingida, já que as fibras de sustentação ficam afetadas por terem que esticar-se e voltar à posição inicial repetidas vezes. O primeiro sinal de que a pele está sofrendo e de que você precisa evitar o efeito sanfona é a flacidez.

evitar-o-efeito-sanfona

Depois disso, surgem as estrias. Cicatrizes grossas e aparentes, com aspecto avermelhado ou arroxeado, elas são uma marca permanente de que sua pele já passou por muitos desgastes. Quando uma estria surge é sinal de que a pele daquele lugar já foi esticada ao limite máximo naquele momento. São marcas de ferimentos que o peso causou nas fibras da derme.

Outra ação muito significativa do efeito sanfona é campo psicológico. O fato de a pessoa não conseguir manter-se no peso que gostaria afeta profundamente a autoestima do indivíduo. Ele se sente incapaz de atingir um objetivo e de controlar a si mesmo. As avarias causadas no corpo só aumentam esse problema. E por isso, evitar o efeito sanfona se torna ainda mais importante.

evitar-efeito-sanfonaComo evitar o efeito sanfona

1 - Adote hábitos por toda a vida

Esqueça completamente a ideia de uma dieta rápida, pois você vai cair na tentação. O primeiro passo para evitar o efeito sanfona é mudar os seus hábitos de vida de forma permanente. Você precisa deixar para trás tudo o que você fazia e que não representava algo saudável para você. É hora de adotar um novo estilo de vida.

2 - Disponha-se a mudar sua alimentação

Você precisa querer abandonar frituras, gorduras, doces, refrigerantes, pães e massas. Adote uma alimentação balanceada que consiga abranger frutas, verduras, legumes, carnes magras, carboidratos magros e complete com azeites saudáveis, como o de oliva. Quando você aceita e se entrega a uma mudança, ela fica mais facilmente implantável.

evitar-efeito-sanfona

evitar-efeito-sanfona3 - Pratique exercícios físicos

Não há nada mais eficaz para evitar o efeito sanfona do que praticar atividades físicas. Os exercícios queimam as calorias que você ingeriu, fazendo com que perca gordura, tonificam a pele, fazendo com que ela volte a uma condição saudável e ainda ocupam o seu tempo, diminuindo a ansiedade e as probabilidades de que você caia na tentação de ingerir guloseimas.

4 - Coma bem

E entenda que comer bem não significa encher o prato de folhas verdes, mas sim ter sempre algo que você gosta à sua disposição. Se você é um apaixonado pela culinária, não deixe que faltem alimentos saudáveis e que lhe agradem, assim a refeição se torna um prazer e não uma obrigação. Além disso, coma com calma, saboreie bem os alimentos e aproveite melhor o momento. 

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
beleza
perder peso
emagrecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ