Corpo

18/07/2015 03:26 - Atualizado em 29/11/2016 08:53

Como se depilar sozinha com segurança

Dermatologista dá dicas que garantem mais saúde para a pele na hora de eliminar os pelos indesejados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja pela falta de tempo, por praticidade ou apenas para aquela economia no orçamento do mês, a depilação caseira é uma alternativa para muitas mulheres. No entanto, para garantir que a pele não sofra lesões, é preciso seguir alguns cuidados básicos. Afinal, você sabe como se depilar sozinha?

A remoção dos pelos, dependendo do método, exige habilidades manuais. Isso é o que afirma a dermatologista Tatiane Watanabe. A profissional lembra que a depilação sem auxílio é contraindicada em locais de difícil acesso ou visibilidade, bem como a pessoas muito novas, pelo risco de traumas como cortes, queimaduras e irritações.

“Se não tiver certeza de como se depilar sozinha, melhor não fazer sem auxílio”, orienta a médica. Caso contrário, mãos à obra!

como se depilar sozinha

Conheça dicas de como se depilar sozinha

A depilação é um costume cultural e as brasileiras, especialmente, são adeptas da prática. Pernas, axilas e virilhas são algumas das regiões mais populares na depilação. Mas será que existe certo e errado para se depilar sozinha?

A dermatologista Tatiane explica que os métodos de depilação denominados temporários - como é o caso da retirada com pinça, da depilação com lâmina ou com cera e do uso de cremes depilatórios - são passíveis de realização em casa.

“Teoricamente, qualquer região do corpo pode ter os pelos removidos em casa, mas alguns locais são quase impossíveis de serem depilados sem auxílio”, esclarece a profissional.

Entre os cuidados essenciais para garantir uma depilação segura, Dra. Tatiane alerta para a higiene dos métodos utilizados, como a troca frequente da lâmina ou da cera, além de evitar depilar regiões machucadas ou irritadas.

“Se houver alguma dúvida a respeito da normalidade em relação à quantidade e ao  local dos pelos, vale a pena se consultar com um dermatologista. O excesso de pelos pode estar associado a doenças internas e, nesses casos, a depilação isoladamente não irá resolver o problema”, comenta.

Outra dica da dermatologista é que a depilação realizada durante o banho é prática. A água morna relaxa a musculatura e também os folículos pilosos, facilitando a depilação. Além disso, é um momento em que não há necessidade de tanta preocupação com a sujeira.

Os métodos de depilação

A dermatologista afirma que não há um método perfeito para se depilar sozinha e a preferência varia muito de pessoa para pessoa. Conheça alguns deles e escolha o que melhor se adapta à sua rotina:

Lâmina

A lâmina é muito prática na hora de se depilar sozinha. Nesse tipo de depilação, o pelo é removido logo abaixo da altura da pele, sem ação na raiz. Ele não causa engrossamento dos pelos, mas eles se tornam novamente visíveis em pouco tempo.

O uso da lâmina também aumento o risco de surgimento de pelos encravados e de infecções, pois abrasões na pele, às vezes imperceptíveis, são comuns, com o método.

Cremes depilatórios

São indolores e fáceis de aplicar. Também não têm ação na raiz, o que faz com que um menor intervalo entre as aplicações seja necessário. Esse cremes geralmente contêm enxofre, o que associa esse método a um maior risco de irritação e alergia. O cheiro tampouco é muito agradável.

Cera

É o procedimento mais doloroso entre os citados, mas, em compensação, é o que exige menor frequência, pois retira a maior parte dos pelos desde a raiz. Está sempre associado a algum grau de inflamação, que pode evoluir com manchas.

Pessoas com pele sensível - como aquelas em uso de isotretinoína, por exemplo - devem evitar esse método. Cuidados com a temperatura e com a higiene da cera também são necessários.

Após a depilação, é importante hidratar a pele para que ela se recupere do processo.

Você tem alguma técnica preferida para se depilar sozinha com menos sofrimento? Não deixe de dividir as suas experiências com outras leitoras! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
depilação
cera
lâmina
creme depilatório

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ