Corpo

19/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:37

Como prevenir e amenizar estrias na gravidez

Estrias na gravidez estão relacionadas a fatores como genética e peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As estrias na gravidez são um problema para praticamente todas as gestantes. Cerca de 90% das mulheres grávidas ganham essa companhia indesejada na pele. Mas é possível se prevenir e amenizar os sinais.

Estrias na gravidez

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Nas gestantes, as linhas avermelhadas costumam aparecer na barriga, seio e coxas. Essas estrias na gravidez surgem porque a pele se distende com o aumento da barriga ou ganho de peso. Hormônios também afetam o equilíbrio proteico da pele, fazendo com que ela fique mais fina e favorecendo, assim, o surgimento de estrias. Após a gestação, elas perdem a cor, ficando mais claras do que a pele.

Algumas mulheres têm a sorte de ter a pele mais elástica e, por isso, não ganham estrias. Essa sorte tem muito a ver com o fator genético, que é bem significativo. Se a sua mãe ou irmã teve estrias durante a gravidez, é bem provável que o mesmo aconteça com você.

É possível se livrar das estrias na gravidez?

As estrias são cicatrizes que ocorrem pelo rompimento de fibras elásticas e de colágeno e acontecem pelo estiramento excessivo ou rápido da pele. Com esse rompimento, o sangue inunda a região e forma a cicatriz avermelhada.

Infelizmente, não há cura ou milagre que vá deixar a gestante completamente livre das estrias na gravidez. Marcas de cremes, loções e óleos que prometem evitá-las completamente não estão sendo honestas com você.

Mas se você deseja prevenir e amenizar o seu aparecimento, claro que existem alguns cuidados que podem ser tomados:

Como prevenir e amenizar estrias na gravidez

Hidratação

É fundamental manter a sua pele sempre muito bem hidratada, antes e depois da gravidez. A hidratação pode contribuir para manter a elasticidade da pele. Produtos que contêm na sua fórmula ureia (no máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados antes e durante a gestação. Atenção na hora de utilizar o hidratante nos seios: você precisa evitar a região dos mamilos, pois eles estão sendo preparados par a alimentação. Se a pele em volta deles ficar muito fina, poderão surgir rachaduras quando o bebê começar a amamentar. Também convém consultar sempre o seu médico antes de usar um desses produtos, para que ele averigue se na sua composição não há nada que prejudique a gestação.

Cuidado com o peso

Um dos motivos para o surgimento das estrias na gravidez é o aumento repentino do peso. Portanto, procure não engordar demais. Ganhe peso aos poucos, mantendo uma rotina de atividades físicas leves, como a caminhada, de uma alimentação saudável. A pele precisa de tempo para esticar de maneira gradual. O recomendado é engordar somente próximo a 12 quilos durante a gravidez.

Roupas

Escolha as roupas adequadas – de preferência de algodão, que permite a pele respirar. Nunca use vestimentas apertadas demais. Elas precisam ser o mais confortável possível, inclusive a roupa íntima. Como seus seios aumentam nesse período, utilize um sutiã adaptado para o seu tamanho, reforçado, que suporte o seu crescimento.

Massagem

Ao passar o creme hidratante, pelo menos duas vezes ao dia – pela manhã e à noite –, uma massagem na barriga e nas mamas também pode melhorar a elasticidade da pele, prevenindo estrias.

Laser

Existem tratamentos a laser que podem ajudar a restaurar a elasticidade da pele em locais específicos e corrigir a pigmentação alterada nos locais das estrias. É uma maneira de ”disfarçar” as cicatrizes.

Medicação

Se depois da gravidez a aparência das estrias ainda lhe incomodar muito, converse com o seu dermatologista sobre um tratamento com medicamentos, como os remédios à base de ácido retinoico. Essa substância, no entanto, não é segura de ser ingerida durante a gestação ou amamentação, apenas depois.

Você gostou do artigo? Achou interessante as dicas para se livrar das estrias? Conte-nos o que você achou.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ