Corpo

25/03/2016 05:00 - Atualizado em 10/12/2016 05:43

Calo no pé pode ser evitado: Veja o que fazer

As dores na região afetada podem ser diminuídas diariamente com escalda pés.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabe quando você estreia um sapato novo numa festa e acorda no outro dia com um calo no péEsse é o resultado da pressão e do atrito com a pele causados por um calçado apertado. O motivo para o aspecto endurecido e áspero da região é o excesso de queratina, também chamado de hiperqueratose.

Outros sinais para essa alteração são ranhuras e ressecamento na pele, descamação, dor e sensibilidade. Eles podem surgir em qualquer região do pé, mas são mais comuns no quinto dedo e na parte inferior da planta, perto do calcanhar. Confira como tratar e prevenir esse problema.

calo no pé em close

Tratamentos para calo no pé

Se você tirou os sapatos e está sentindo as terríveis dores causadas pelos calos, não perca mais tempo. Junte aproximadamente dois litros de água morna em um balde. Jogue sal grosso e mergulhe os pés na solução por cerca de 20 minutos. Não se esqueça de aplicar um creme hidratante após terminar esse processo.

Em casos severos de calo no pé, um dermatologista ou um podólogo pode recorrer à raspagem da pele afetada. O médico também indica o uso de aparelhos ortopédicos para distribuir o peso do corpo de maneira uniforme e, em algumas situações, pode até mesmo optar por cirurgia. Converse com o profissional para identificar qual é a opção mais adequada para o seu caso.

Raspar ou cortar os calos em casa é uma das medidas mais perigosas para quem deseja acabar com o problema. O uso de ferramentas não esterilizadas pode causar infecções difíceis de tratar. Esse procedimento deve ser feito apenas por um profissional capacitado.

Vale lembrar que existem diversos produtos disponíveis para deixar a pele macia e livre de calos. O ácido salicílico é o ativo principal da maioria desses medicamentos. Ele ajuda a dissolver a queratina de maneira gradual e sem agredir a saúde cutânea. A indicação deve ser feita pelo dermatologista.

Medidas preventivas funcionam

A mudança de alguns hábitos no dia a dia pode diminuir a incidência de calo no pé. A seguir, veja algumas dicas que prometem trazer bons resultados para sua qualidade de vida.

1. Opte por calçados confortáveis

Compre sapatos macios e adequados para o tamanho do seu pé. Descarte modelos muito apertados. Já o salto alto deve ser reservado apenas para ocasiões especiais.

2. Corte as unhas

A pressão causada pelas unhas longas pode causar calos. Apare as garras semanalmente.

3. Use uma almofada plantar

Esse acessório ajuda a diminuir as dores e protege o pé do atrito com o sapato. A almofada plantar pode ser encontrada em lojas de sapatos ou em farmácias.

4. Aplique vaselina

Essa dica é especial para esportistas que estão se adaptando a um tênis novo. A vaselina ajuda a diminuir o atrito com o calçado durante o treino.

5. Hidrate

Espalhe uma boa camada de creme hidratante para os pés e calce meias antes de dormir. O calor deverá potencializar o resultado da hidratação e deixará a pele ainda mais macia.

Você sofre com calo no pé? Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hiperqueratose
dor nos pés
como evitar calos
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ