Corpo

12/06/2015 12:30 - Atualizado em 09/12/2016 02:31

Bioimpedância: Conheça o método para medir a gordura corporal

Exame avalia os níveis de gorduras, massa e água presentes no corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A bioimpedância é um exame que avalia a quantidade de água, gordura e músculos da composição corporal. Esse método é considerado pelo Consenso Latino-Americano de Obesidade como o mais apurado para avaliação do corpo.

Por meio da bioimpedância, é possível diagnosticar com maior precisão o peso de uma pessoa. Assim, fica mais fácil distinguir casos de obesidade de outros problemas de saúde, como inchaços. Com o uso do método, os nutricionistas e endocrinologistas conseguem elaborar cardápios e tratamentos mais eficazes aos pacientes. Saiba mais sobre como o exame é feito.

bioimpedancia

Por que ser avaliado com a bioimpedância?

Não invasiva, rápida, sem provocar dor e com boa sensibilidade, a bioimpedância consegue avaliar a composição do corpo apenas com base na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência. Dessa maneira, é possível tirar as medidas de todos os componentes necessários para um exame completo de peso, gordura, músculos e água no organismo.

O aparelho é capaz de calcular a real gordura do corpo, bem como o peso exato da massa magra. O peso total e quantidade de água presentes também são mensurados.

O aparelho utilizado nas medições capta o índice de massa corporal (IMC) e a taxa metabólica basal (TMB), detectando quantas calorias a pessoa é capaz de queimar em um dia. Ainda, medidas da cintura e do quadril podem ser obtidas.

O exame de bioimpedância serve para avaliar o percentual de gordura, massa magra e hidratação da pessoa, calculando o padrão de peso ideal de acordo com sexo e idade. A análise é feita pela corrente elétrica que passa pelo corpo por meio de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. Não deve ser feito por portadores de marca-passo ou gestantes.

De forma bastante completa, esse exame é capaz de mostrar a totalidade dos percentuais de gordura presentes no corpo, tanto aquela que fica embaixo da pele como a que está nos órgãos. O uso de um adipômetro completa os dados para oferecer ainda mais precisão.

bioimpedancia

Que cuidados tomar na bioimpedância?

Antes de iniciar a técnica de bioimpedância, é preciso realizar alguns procedimentos. Sete dias antecedendo o exame, deve-se suspender o uso de diuréticos. Jejum de quatro horas e abstinência alcoólica de um dia são pré-requisitos. Nada de café pelo menos 24 horas antes do exame.

Atividades físicas intensas também devem ser evitadas no dia que antecede o procedimento. Não urine 30 minutos antes de fazer a medição. No caso de mulheres, elas não podem estar no período da menstruação, nem na faixa pré-menstrual.

Repouso absoluto de cinco a dez minutos antes do teste também são exigidos para garantir melhor precisão dos resultados. No dia anterior, é importante beber dois litros de água para que o nível de hidratação e a temperatura corporal e ambiente não interferiam nos dados.

Água demais ou em pouca quantia modificam as concentrações eletrolíticas normais do corpo, por isso é necessário estar em dia com a hidratação e o processo urinário, mantendo uma frequência regular de ingestão e eliminação de líquidos.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gordura corporal
IMC
massa magra
saúde do corpo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ