Corpo

29/12/2015 06:00 - Atualizado em 03/12/2016 10:31

Banho turco: Descubra essa opção relaxante

O banho ajuda a desintoxicar o corpo e garante relaxamento com massagens e esfoliações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O banho turco, também chamado de “hamam”, é um procedimento que ajuda a relaxar, desintoxicar e hidratar o corpo. Indicada para quem deseja alguns momentos de tranquilidade, essa técnica é inspirada em hábitos de povos antigos e pode ser copiada na sua casa. Veja como fazer.

A história do banho turco

Mercadores da Turquia, há milhares de anos, percorriam grandes distâncias em suas viagens e enfrentavam desertos secos e tempestades de areia. Com o fim de cada excursão, cansados e debilitados, eles apresentavam pele ressecada e poros entupidos com a poeira absorvida ao longo do caminho.

Para relaxar e limpar o corpo, foram criados os primeiros balneários, também chamados de termas. Lá, usavam-se folhas de eucalipto em água quente para que esses homens pudessem imergir e desobstruir os poros, os pulmões e as vias respiratórias.

Além de ambiente para o relaxamento, as termas também funcionavam como local para a socialização entre povos. As mulheres, geralmente proibidas de sair de casa, recebiam o aval dos maridos para tomar o banho turco a cada 15 dias. Ao longo tempo, além de popular, a técnica se firmou e se transformou em uma tradição.

O banho turco moderno

O banho turco original, ainda muito procurado no país, hoje serve como ponto de encontro de turistas curiosos. Logo na entrada, visitantes recebem uma toalha, um par de chinelos e uma toalhinha ou luva para fazer a esfoliação. Após tirar a roupa e se enrolar na toalha, o banhista é levado para área com ar quente e seco. É para suar!

Banho turco

Em seguida, o turista é conduzido para um banho com água fria, recebendo massagem, lavagem e esfoliação corporal. É nesse momento que se pode relaxar e aliviar as tensões.

Para evitar transtornos, as áreas são divididas por gênero, e a nudez é permitida apenas em alguns ambientes.

Outras vantagens do banho turco são:

- Desintoxicar o corpo, ajudando a remover impurezas prejudiciais à saúde

- Relaxar os músculos, acabando com as dores

- Diminuir o estresse 

- Ajudar no tratamento de doenças como alergias, bronquite, sinusite e reumatismo.

Saiba Mais
Ir à sauna com frequência faz bem à saúde e prolonga a vida
Passo a passo: Como limpar a pele de verdade
Esfoliação corporal caseira é o segredo para uma pele linda

Faça o banho turco em casa

Se não dá para viajar até as termas da Turquia, você pode adaptar a tradição para o ambiente da sua casa. Confira o passo a passo.

1. Prenda os cabelos e ligue o chuveiro em temperatura alta. Fique alguns minutos no box e deixe o corpo absorver o vapor quente.

2. Em seguida, desligue a água e pegue o esfoliante de sua preferência. Aplique em todo o corpo. Fique de olho em regiões como joelhos e cotovelos, as mais ásperas do corpo.

3. Remova o esfoliante com água fria e aplique creme hidrante para o banho. Aguarde alguns minutos e retire.

4. Saia do banho e seque o corpo com uma toalha macia.

Que tal experimentar? Depois nos conte como foi a experiência! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sauna
esfoliação
pele
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ