Corpo

12/02/2016 03:00 - Atualizado em 05/12/2016 05:43

Banho dourado: Como descolorir os pelos sem riscos

Os produtos utilizados no procedimento podem causar alergias e irritações na pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O banho dourado, também conhecido como banho de lua, consiste em descolorir os pelos do corpo para deixá-los clarinhos. Mania entre muitas mulheres vaidosas, a técnica pede cuidados e deve ser executada com a orientação de um médico dermatologista.

Segundo Tatiana Steiner, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o procedimento também tem a função de retirar células mortas e de hidratar, por meio de esfoliação e da aplicação de cremes. A seguir, saiba os detalhes e descubra quais são os cuidados indispensáveis para recorrer à alternativa sem causar irritações na pele.

mulher após banho dourado

Saiba tudo sobre o banho dourado

O banho dourado é um procedimento oferecido em salões de beleza e realizado com produtos disponíveis em lojas especializadas em cosméticos. Existem kits prontos e com tudo que você precisa para clarear os pelos: água oxigenada, pó descolorante, óleo de amêndoas, sabonete líquido, creme esfoliante e creme hidratante.

Tatiana afirma que, embora a água oxigenada e o pó descolorante sejam muito usados nessa técnica, eles não são inofensivos, já que podem causar reações alérgicas, irritações e até manchas. “A pele tende a ficar vermelha e o paciente pode sentir coceira intensa”, alerta a dermatologista.

Por isso, é importante fazer o teste e verificar se você não é alérgica a algum desses produtos, antes de aplicá-los abundantemente sobre o corpo.

Espalhe uma pequena quantidade no antebraço e aguarde alguns minutos. Observe a região. Se você não apresentar coceira ou vermelhidão, está liberada para fazer o banho de lua. Dica: não realize o teste logo após o banho, pois a pele vai estar sem a sua proteção e hidratação natural, podendo ficar irritada com mais facilidade.

Cuidados com o banho dourado

Tatiana indica uma série de cuidados que devem ser praticados por quem deseja evitar alergias ou lesões mais perigosas. Confira quais são eles:

- Evite a exposição ao sol após descolorir os pelos; o ideal é aguardar 24 horas e sempre aplicar boas camadas de protetor solar ao sair de casa

- Jamais utilize produtos fora do prazo de validade

- Faça a mistura em um ambiente seguro e lave as mãos após a manipulação do descolorante

- Nunca utilize o produto em áreas escoriadas, com machucados ou com irritações prévias; a água oxigenada pode piorar ainda mais o quadro

- Tome cuidado para não passar do tempo indicado na embalagem; se a mistura ficar no corpo por um período longo, pode piorar o eritema causado pelo produto químico e levar a sérias irritações na pele

- Lave-se bem após a sessão e não se esqueça de hidratar a pele, que fica ressecada devido ao pós descolorante e à água oxigenada

- Coma bem; uma alimentação saudável e rica em nutrientes ajuda a melhorar a qualidade dos pelos.

Gostou das dicas para recorrer ao banho dourado sem medo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
banho de lua
clarear os pelos
alergia
dermatologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ