Corpo

22/09/2014 05:56 - Atualizado em 05/12/2016 08:24

Aprenda como tratar joanete e reconhecer o problema

Cirurgia é o último recurso entre as opções de como tratar joanete.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem convive com joanete sabe o tamanho do problema. Essa deformidade, que atende por hálux valgo, costuma ter causa genética e é agravada pelo uso de sapatos apertados. Além de ter um nome estranho, ser feio e prejudicar o calce, o joanete não pode ser tratado facilmente.

Vamos descobrir então como tratar joanete?

como-tratar-joanete

Como tratar joanete

De forma rudimentar, o joanete é quando o dedão do pé aponta para o outro dedo, ou seja, existe uma deformidade gerada pela mudança da posição dos ossos. Esse problema afeta mais as mulheres do que os homens.

Mas não pense que as mulheres possuem a predominância do problema por causa dos saltos altos e sapatos de bico fino. Na verdade, na maioria das vezes, o joanete é um problema genético. É claro que utilizar sapatos desconfortáveis pode agravar ainda mais o incomodo.

Os sintomas do joanete consistem em pele avermelhada no dedão do pé, calo ossudo nesse local, dores nas juntas causadas pelos sapatos e o dedão levemente torto.

Um ortopedista pode realizar o diagnóstico com exame clínico e depois confirmar o tratamento com a ajuda do Raio X. 

Veja então 7 formas de como tratar joanete:

1 – Abolição dos sapatos apertados

Pessoas que tenham joanete não devem em hipótese alguma utilizar sapatos apertados. Muito pelo contrário, devem usar calçados que permitam uma mobilidade absoluta, no qual os pés possam respirar.

2 – Talas especiais

Hoje, já existem talas especiais para joanete. Elas são colocadas no pé durante um tempo e permitem corrigir a deformidade do osso, sem que seja necessário fazer a cirurgia.

3 – Palmilhas adaptadas

As palmilhas adaptadas também é um dos jeitos de como tratar joanete. A palmilha controla a força que provoca a deformação do joanete e assim, ajuda a corrigir o problema. Além disso, ela pode auxiliar na diminuição da dor e evitar que o joanete cresça.

4 – Reabilitação

Outra solução que pode ajudar no problema, é realizar uma reabilitação especial. Com a ajuda de um fisioterapeuta ou pedólogo, você pode fazer exercícios específicos para joanete, o que auxilia na melhora e na correção da deformidade.

5 – Acessórios especiais

Atualmente, existe uma série de produtos que foram projetados especialmente para as pessoas que estão procurando um modo de como tratar joanete. Esses produtos consistem em almofadas, estofamentos, suportes e espaçadores de dedos, que podem ser utilizados nos pés a fim de proporcionar conforto e evitar que o problema se agrave.

6 – Órteses

Órtese é um apoio ou dispositivo externo que é aplicado no corpo a fim de que se modifiquem os aspectos funcionais ou estruturais daquela região. Quando aplicado no joanete, as órteses vão ajudar a corrigir as imperfeições e assim, aliviam a dor e o problema. Para fazer esse acessório é necessário visitar um pedólogo.

7 - Cirurgia

Um dos modos mais conhecidos de como tratar joanete é a intervenção cirúrgica. Entretanto ela só é recomendada para as pessoas que sentem dores no local.

E aí, curtiu nossas dicas? Deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
joanete
pés
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ