Corpo

03/02/2016 10:00 - Atualizado em 30/11/2016 01:31

Aposte nos alimentos emagrecedores e perca medidas

Alimentos do dia a dia são a melhor maneira de ajudar no emagrecimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É aquela velha história: ninguém ganha peso de um dia para o outro, mas é assim que todo mundo quer perder. E é nessas horas que algumas pessoas acabam apelando para soluções drásticas, como o uso de remédios emagrecedores.

Essas drogas são um perigo para o organismo e devem ser evitadas. E a alternativa saudável não tem mistério: está no cardápio do dia a dia. Confira!

Emagrecedores que fazem bem à saúde

Não é milagre: é reeducação alimentar e aprendizado. Saber utilizar os alimentos certos como emagrecedores naturais, associados à prática de exercícios, pode fazer com que você perca de vez aqueles quilos a mais e ainda garanta uma saúde melhor.

mulher que usa emagrecedores

Você já ouviu falar em alimentos mobilizadores de gordura? Termogênicos? Bloqueadores que impedem a absorção de gordura e de carboidratos? Redutores de apetite e substitutos de refeições? Certamente, já ouviu falar desses termos em relação a emagrecedores químicos, mas essas propriedades também existem em alimentos.

Os mobilizadores de gordura são suplementos que aumentam o metabolismo e transformam a gordura do corpo em combustível. Com isso, a perda do peso é mais acelerada.

Os termogênicos aumentam a atividade do metabolismo, resultando em gasto calórico mais intenso. Os alimentos com essas características geralmente combinam substâncias de aceleração, de queima de gordura e de bloqueio de absorção. É o caso da cafeína, das fibras e também de alguns chás, como o chá verde, o branco e o de oliveira. Óleos de coco e de cártamo, sucos e outros ingredientes também compõem a lista.

O óleo de cártamo, além de ser antioxidante, tem propriedades termogênicas e, por isso, é um grande aliado no controle do peso. Funciona como emagrecedor porque acelerar o metabolismo e reduz o apetite. É, ainda, uma grande fonte de ácido linoleico, que bloqueia a transferência de gordura da corrente sanguínea para as células.

Saiba Mais
Reeducação alimentar é o primeiro passo para emagrecer com saúde
Chás que emagrecem? Tire suas dúvidas e aprenda a fazer
Sucos detox ajudam a limpar o organismo: Prepare 3 receitas

Chás e sucos ajudam a emagrecer

Os chás verde e branco possuem componentes antioxidantes que auxiliam no emagrecimento e na perda de peso, além de fazerem bem à saúde. Eles ajudam a reduzir medidas em torno da cintura, aquela gordura relacionada ao risco cardíaco. Além disso, atuam na redução da pressão arterial e do "colesterol ruim", o LDL. O chá branco é também conhecido por seu poder termogênico.

O chá de oliveira é outro entre os emagrecedores naturais capazes de acelerar o metabolismo e de eliminar gorduras da barriga. Outra bebida que ajudaria a eliminar os quilos a mais e ainda promover saciedade é a água de berinjela.

Entre os sucos, existem diversos ingredientes que podem ser inseridos no preparo. São os chamados sucos detox. Eles auxiliam no emagrecimento e na limpeza do organismo.

Além desses alimentos, existem os substitutos de refeição. No caso dos shakes, eles devem de fato tomar o lugar do almoço ou da janta, por exemplo, sempre de acordo com a orientação do seu nutricionista. Já entre os redutores estão as fibras, que causam sensação de saciedade mesmo em pouca quantia e que ainda ajudam no funcionamento do intestino e na prevenção do diabetes.

O psyllium é um tipo de fibra que, em contato com a água, chega a ficar 20 vezes maior que seu tamanho natural. A quitosana é uma fibra de origem animal que se liga às moléculas de gordura no estômago, impedindo a digestão e proporcionando emagrecimento.

Lembre-se, porém, que a melhor maneira para emagrecer é com uma dieta equilibrada. Confiar em alimentos emagrecedores para compensar o hambúrguer e o milk shake de ontem nunca é uma boa estratégia. Converse com um nutricionista e crie um plano alimentar de acordo com seus objetivos.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de beleza e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
nutrição
perder peso
reeducação alimentar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ