Corpo

26/02/2015 12:00 - Atualizado em 03/12/2016 09:58

40 anos: prepare o seu corpo para entrar na "idade da loba"

Aos 40 anos o seu metabolismo está mais lento. Malhação e boa alimentação são indispensáveis nesta fase da vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Entre 40 e 50 anos, o organismo dá continuidade ao processo de alteração hormonal que começou aos 30. O metabolismo continua perdendo ritmo, devido à diminuição do estrogênio e da testosterona.

De acordo com a nutricionista funcional Marcela Reis, aos 40 anos o organismo geralmente reflete a forma como foi tratado nos 10 anos anteriores. “Não há uma mudança considerável para a maioria das mulheres”, explica a especialista. 

Conheça todos os especialistas que fazem parte da Rede Vivo Mais Saudável

Por isso é tão importante que a alimentação balanceada e a prática de esportes sejam adotadas quando a mulher entra nos 30 anos. Mas o ideal mesmo é que isto até aconteça ainda mais cedo. Caso contrário, aos 40, a mulher vai acumular ainda mais gordura e a perda de massa muscular vai resultar em flacidez. Cruzes! Socorro, né!

Fique de olho nas nossas Receitas Saudáveis

O importante é saber que, geralmente, a partir dos 45 anos, a mulher começa a perder a tonicidade muscular. Estudos apontam que nessa fase há perda de 200 gramas de músculo por ano. A partir dos 40 anos, período onde o processo da menopausa começa a ficar acentuado, os níveis de cortisol e insulina são reduzidos, o que incentiva o acúmulo de gordura no abdômen.

Invista no seu metabolismo

Para que aos 40 anos você entre realmente na “idade da loba”, onde acredita-se que a mulher está melhor resolvida sexualmente, profissionalmente e emocionalmente, é preciso investir em uma alimentação balanceada e em atividades físicas. Segundo estudos, é possível aumentar o metabolismo de 20% a 40% com atividade física de moderada a intensa.

Saiba agora como está seu Condicionamento Físico

Quando você trabalha a musculatura o metabolismo é acelerado, o gasto calórico estimulado e você intensifica também a densidade óssea. Dessa forma, você consegue driblar os primeiros efeitos da menopausa. É muito importante ressaltar que uma dieta balanceada com atividade física indicada para o seu perfil devem ser aconselhadas por profissionais especializados. 

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alteração hormonal
mulher
40 anos
50 anos
saúde mulher
diminuição estrogênio
diminuição testosterona
menopausa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ