Cabelos

27/10/2015 01:44 - Atualizado em 10/12/2016 12:50

Vinagre no cabelo dá brilho e maciez

O vinagre pode diminuir a tonalidade esverdeada causada pela água das piscinas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As cabeleiras da ruivíssima Marina Ruy Barbosa e da loira Grazi Massafera são semelhantes em um aspecto: ambas têm um brilho de dar inveja. O segredo, segundo o cabeleireiro das famosas, Marco Antonio Di Biaggi, é aplicar vinagre no cabelo após a lavagem.

Em entrevista para o site de celebridades Ego, Di Biaggi deu a dica que potencializa o brilho dos fios de suas clientes. Ele recomenda adicionar um dedo de vinagre de maçã ou de framboesa em um copo com água mineral. Essa mistura deve ser aplicada nas madeixas logo após a lavagem e a hidratação.

Para comprovar esses benefícios e deixar o seu visual glamouroso, confira as dicas da dermatologista Lilia Guadanhim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

vinagre no cabelo

Posso usar vinagre no cabelo?

Segundo Lilia, as vantagens do vinagre no cabelo se devem ao pH baixo. Ele promove o fechamento das cutículas e diminui o aspecto arrepiado. “O uso de vinagre, em especial o de maçã, pode proporcionar brilho e maciez ao cabelo”, completa.

As meninas loiras também sabem dos malefícios que a piscina causa aos fios. De acordo com a dermatologista, o sulfato de cobre, usado no tratamento da água, se liga à queratina e resulta em um aspecto esverdeado. Aplicar vinagre no cabelo é uma boa saída para evitar esse visual... diferente.

Já mamães e papais vão gostar desta dica: vale aproveitar o item da cozinha para o tratamento de um dos problemas mais diagnosticados nos pequenos em fase escolar. “Uma solução de água de vinagre é uma ótima dica para desprender as lêndeas dos cabelos de crianças em tratamento de pediculose (piolhos)”, recomenda a dermatologista. 

marina ruy barbosa usa vinagre no cabelo

Além das receitas caseiras

Apesar dos benefícios, tenha cuidado: as receitas caseiras nem sempre são as melhores opções. Se liberadas pelo seu médico, elas podem fazer parte da rotina. “O ideal é conversar com o seu dermatologista para obter orientações detalhadas e não correr riscos desnecessários”, comenta a especialista.

Lilia destaca a importância de testar as misturas em uma pequena parte do couro cabeludo. Esse procedimento ajuda a checar se há irritação. Após isso, jamais se exponha ao sol sem ter enxaguado abundantemente a pele e os cabelos.

Saiba Mais
Babosa tem vitaminas, é cicatrizante e faz bem para a pele
Azeite no cabelo hidrata os fios? Tire suas dúvidas
Hidratação com abacate deixa os cabelos saudáveis

Além do vinagre, existem outras boas opções para embelezar as madeixas. As máscaras com babosa, também chamada de aloe vera, são poderosos hidratantes. O óleo de argan, muito comentado nos últimos tempos, ajuda a restaurar os fios. Por último, o chá de camomila garante brilho e realça a cor de cabelos claros.

Além disso, três passos recomendados pela dermatologista asseguram madeixas lindas e hidratadas. Veja quais são eles:

1. Mantenha os fios hidratados: use máscaras e séruns nutrirreparadores semanalmente

2. Feche as cutículas: enxague sempre com água fria

3. Hidrate após a lavagem: o condicionador é essencial.

Gostou das dicas de beleza? Conte para nós! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tratamento caseiro
brilho
maciez
cabelo verde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ