Cabelos

02/03/2016 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 03:25

Umectação noturna garante fios mais saudáveis

A técnica envolve o uso de óleos essenciais no cabelo periodicamente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com tantos cosméticos disponíveis para a nutrição dos cabelos, dá para acreditar que óleos naturais como o azeite de oliva podem trazer bons resultados? Pois é! A umectação noturna é um método que busca devolver as gorduras que compõem os fios e são perdidas após procedimentos agressivos, como tinturas ou alisamentos.

Se você está atenta às novidades, provavelmente já conhece a popularidade dos óleos vegetais. Além de benéficos na alimentação, eles podem trazer bons resultados para as madeixas. A seguir, confira dicas e recomendações para deixar sua cabeleira incrível.

mulher mostra cabelão após umectação noturna

Passo a passo da umectação noturna

Não existem segredos. Primeiro, opte por um óleo extravirgem a ser aplicado nos fios. Parafina, silicone e vaselina não são boas ideias. Prefira os vegetais.

Os cabelos podem estar secos, oleosos ou lavados, tanto faz. Aplique o óleo natural de sua preferência da raiz para as pontas, massageando o couro cabelo e o comprimento dos fios. Deixe o produto agir por aproximadamente oito horas. Ou seja, será o tempo de uma noite de sono. Você também pode prender os cabelos em uma trança para evitar que a gordura suje o travesseiro.

Na manhã seguinte, solte os cabelos e lave-os no chuveiro com água morna. Aplique shampoo transparente diluído em água. Repita uma ou duas vezes, se necessário. Esse é o processo que ajuda a remover o excesso de óleo. Em seguida, espalhe o condicionador e aguarde três minutos. Remova com água abundante.

Mesmo sendo uma receitinha caseira, a umectação noturna é um procedimento seguro e sem contraindicações. Ela é ideal para qualquer mulher que esteja sentindo os fios ressecados e sem vida.

Quem tem cabelos oleosos não precisa se preocupar. A aplicação de gordura não irá deixar as madeixas pesadas. Basta utilizar uma quantidade adequada de produto, lavar a cabeleira com o shampoo apropriado e fazer uma boa massagem no couro cabeludo. Esse processo é importante para remover o excesso de óleo e garantir fios soltos e leves.

A umectação noturna pode ser feita quinzenalmente.

O poder dos óleos vegetais

Confira a seguir as propriedades de oito óleos vegetais que podem ajudar a nutrir as suas madeixas e que costumam ser usados na umectação noturna.

1. Azeite de oliva: é fonte de vitaminas e ajuda a deixar os cabelos soltinhos, com brilho e leves

2. Óleo de rícino: pode combater a queda capilar; também ajuda a diminuir a oleosidade na raiz

3. Óleo de coco: é um dos preferidos da mulherada; contém ácidos graxos e vitaminas que contribuem para melhorar o aspecto de pontas ressecadas e quebradiças

4. Óleo de jojoba: funciona para fios oleosos, com queda ou com caspa; ajuda a higienizar a raiz

5. Óleo de abacate: controla o envelhecimento capilar e é fonte de vitaminas

6. Óleo de semente de uva: potencializa o brilho e promove hidratação

7. Óleo de linhaça: contém ômega 3 e ajuda a controlar o frizz das madeixas

8. Óleo de argan: contém ômega 6 e 9 e tem ação antioxidante.

Pronta para testar a umectação noturna? Depois nos conte o resultado! Não se esqueça de compartilhar o artigo com suas amigas e de conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cabelos ressecados
hidratação capilar
umectação caseira
como fazer umectação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ