Cabelos

09/12/2015 08:27 - Atualizado em 31/12/2016 12:27

Umectação capilar: Óleos essenciais deixam seus cabelos lindos

O tratamento é simples e pode ser feito em casa, garantindo mais nutrição e saúde para os fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem está procurando melhorar o aspecto dos cabelos e também deixá-los mais saudáveis, a umectação capilar pode ser a opção certa. A técnica consiste na aplicação de óleos vegetais puros nos fios, massageando-os a fim de tratar e estimular o crescimento das madeixas.

Só que, para garantir esses benefícios, é preciso escolher os produtos certos e também utilizá-los adequadamente, de acordo com o tipo de cabelo. Veja como aderir ao procedimento sem errar.

mulher escovando cabelo após umectação capilar

Como a técnica é feita

Umectar nada mais é que umedecer o cabelo, mas com óleos essenciais. A umectação capilar é uma técnica indiana de massagem que é feita há muio tempo. Os cabelos longos e saudáveis das mulheres da Índia são creditados a esse procedimento.

A umectação sela o fio e mantém o cabelo hidratado por mais tempo. Isso ajuda a combater o frizz e o ressecamento, pois repõe os lipídios responsáveis pela oleosidade natural das madeixas. Além disso, também proporciona mais brilho e maciez, sendo indicada principalmente para quem tem cabelos cacheados, que são naturalmente mais ressecados.

A técnica é diferente da hidratação, que penetra na estrutura dos fios. A umectação age apenas na parte de fora, selando as mechas. Por isso, é interessante até mesmo hidratar o cabelo durante a lavagem e depois umectá-lo com o óleo, nutrindo-o por dentro e por fora.

Para fazer o tratamento, basta passar o óleo natural no comprimento dos fios, com o cabelo sujo ou limpo. É indicado colocar uma touca e dormir com o produto, ou deixá-lo agir pelo tempo que preferir. No dia seguinte, ou depois de algumas horas, é só lavar bem a cabeleira, principalmente a raiz, para retirar o óleo totalmente.

O procedimento pode ser feito uma vez por semana, ou a cada 15 dias, em caso de fios oleosos. Também se deve evitar aplicar o produto diretamente na raiz, senão ele pode acabar estimulando ainda mais a produção de oleosidade.

Saiba Mais
Vinagre no cabelo serve pra quê? Conheça os benefícios.
Óleo de rícino é um poderoso aliado da beleza
Óleo de rosa mosqueta deixa sua pele mais bonita

Óleos utilizados para umectação capilar

Na hora de escolher o óleo para fazer a umectação capilar, opte sempre pelas versões puras, vendidas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres ou até mesmo pela internet.

Entre as opções mais utilizadas está o azeite de oliva extravirgem, que proporciona brilho e vitalidade aos fios, além de possuir antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

O óleo de amêndoas doces também pode ser usado. Rico em vitaminas A e B, hidrata e nutri o cabelo. Outro queridinho de muitas mulheres adeptas à umectação capilar é o óleo de rícino, que garante maciez, limpeza e crescimento saudável aos fios. Ele pode ser misturado a outras essências para disfarçar o seu cheiro, que pode ser bem forte e desagradável.

Há ainda mais óleos indicados para o tratamento, como os de abacate, coco, pequi e semente de uva.

Que tal experimentar a técnica em casa? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
óleo
brilho
maciez
frizz

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ