Cabelos

25/06/2015 05:37 - Atualizado em 05/12/2016 01:08

Tratamento para cabelos brancos ainda não é uma realidade

Pesquisadores afirmam ter encontrado uma forma de impedir a descoloração dos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Perder a cor natural das madeixas causa insegurança para muita gente. Com os avanços tecnológicos, cientistas anunciaram que podem ter encontrado um tratamento para cabelos brancos, que fará com que o fio não perca a coloração.

Assumir os cabelos brancos nem sempre é o desejo de algumas pessoas. Especialmente entre as mulheres, os fios grisalhos acabam sendo disfarçados por tinturas, mas esse processo demanda tempo e dinheiro. A descoberta dos cientistas pode ser o início da “cura” dos cabelos brancos.

Tratamento para cabelos brancos inibe perda da coloração

Um estudo de cientistas da Holanda, da Alemanha e do Reino Unido, publicado no periódico da Federation of American Societies for Experimental Biology em 2013, aponta uma possível causa da perda da cor dos cabelos. Mais ainda, os pesquisadores afirmam ter descoberto como evitar essa ação.

tratamento para cabelos brancos

Segundo eles, a causa dos cabelos brancos é o processo de estresse oxidativo epidérmico. Ou seja, o fio acumula peróxido de hidrogênio, o que acaba tirando a sua cor. Essa substância é a mesma encontrada na água oxigenada, já conhecida por clarear pelos.

O processo de branqueamento acontece de dentro para fora. Para inibir essa progressão, o tratamento para cabelos brancos proposto pelos especialistas investiria na remoção do peróxido de hidrogênio por meio de um ativador de luz solar, processo chamado de pseudocatalase modificada.

O mesmo estudo mostrou eficácia no tratamento de pessoas com vitiligo, uma condição que causa a perda da pigmentação de partes da pele. A “cura” proposta auxiliaria no retorno da cor natural da pele dos pacientes.

Até o momento, os pesquisadores não divulgaram quando o tratamento para cabelos brancos e vitiligo estará disponível.

tratamento para cabelos brancos

Estilo de vida reflete nos cabelos

Uma pesquisa realizada pela marca de produtos capilares Charles Worthington, em 2014, revelou que os cabelos brancos podem aparecer por motivos que vão além da idade.

A pesquisa foi feita com 2 mil mulheres e revelou que, apesar de a média para o aparecimento dos fios brancos ser em torno dos 33 anos, mulheres ruivas costumam perder a cor das madeixas aos 30 anos. Morenas, aos 32 e loiras, aos 35.

Outro dado revelado foi que uma em cada dez mulheres encontrou seu primeiro fio branco antes dos 21 anos. Até os 25, esse número sobe para uma em cada quatro mulheres.

Segundo os especialistas, se você possui menos de 30 anos e já tem mechas grisalhas inteiras, pode ser que você não esteja dormindo o suficiente. Além disso, o trabalho também influencia na perda da coloração. O estudo revelou que atendentes de telemarketing têm mais propensão a ter cabelos brancos antes de pessoas que trabalham com entretenimento.

Por fim, o estudo mostrou que, embora muitas mulheres optem por tinturas ou busquem tratamento para cabelos brancos, 10% afirmaram que não se importavam em exibir a cor natural dos fios e que encaravam os cabelos brancos como um sinal de sabedoria e de experiência.

Como você lida com o seus cabelos grisalhos? Gostaria que existisse um tratamento para cabelos brancos, ou não se importa com esse fato da vida? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir dicas de cuidados com as madeixas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
grisalhos
fios brancos
despigmentação
envelhecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ