Cabelos

01/08/2014 05:30 - Atualizado em 04/12/2016 05:10

Tipos de cabelo: Descubra qual é o seu

Diferentes tipos de cabelo exigem cuidados e produtos específicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sem dúvidas, o cabelo é uma das maiores preocupações das mulheres quando se trata da aparência. Além de ter que lidar com os problemas causados pelos tratamentos químicos e pelo uso do secador e da chapinha, é importante que a mulher conheça os tipos de cabelo e saiba identificar qual é o seu para tratá-lo de forma adequada.

Tipos de cabelo: Fios necessitam de cuidados específicos

Diferentes na textura, cor ou comprimento, os tipos de cabelo variam devido a uma série de fatores. Mas o importante é que cada um deve ter um cuidado específico. O primeiro passo para começar a tratar os seus fios corretamente é aprender a identificar em qual dos tipos o seu cabelo se encaixa. 

Oleoso é um dos tipos de cabelo

Os cabelos oleosos podem ser um problema bem desagradável se você não tiver os cuidados adequados. Nesse tipo de cabelo, as glândulas sebáceas do couro cabeludo têm uma produção acima do necessário, fazendo com que os fios fiquem gordurosos e sem volume. O indicado é a lavagem diária, para impedir que o couro cabeludo fique sujo e que as glândulas não funcionem em demasia.

tipos-de-cabelo
Os cabelos oleosos precisam de cuidados e produtos específicos. Foto: Shutterstock

Se você tem cabelos oleosos evite usar alguns produtos como condicionadores e leave-ins impróprios para esse tipo de cabelo. E tenha cuidado na hora de usar os produtos que são indicados, pois se aplicados de forma errada, como em excesso na raiz, irá sobrecarregar ainda mais a oleosidade.

Prefira shampoos que contenham jaborandi, raspa de juá e hamamélis nas suas fórmulas, eles ajudam no controle da oleosidade. Outra dica é fazer hidratação uma vez ao mês, procurando usar produtos indicados para cabelos oleosos também.

Cabelos secos demandam hidratação frequente

As principais características desses tipos de cabelo são o aspecto opaco, desidratado e com pontas quebradiças. Nesse caso, ao contrário do que ocorre nos cabelos oleosos, a produção de gordura das glândulas é insuficiente para deixar os cabelos naturalmente hidratados. Com isso, os cabelos secos também precisam de cuidados bem específicos.

A dica aqui é evitar lavar os cabelos todos os dias e hidratar frequentemente. Procure usar produtos que contenham ceramidas, óleo de macadâmica ou amêndoas doces, lanolina, manteiga de karité, hidrolisado de aveia e aloe vera, eles ajudam a hidratar os cabelos e dar mais vida e brilho.

Cabelos normais também precisam de atenção

O cabelo normal é um dos tipos de cabelo que mais está em equilíbrio. Não apresenta oleosidade excessiva e não resseca com facilidade. O aspecto geralmente é macio, com brilho e volume controlado. Não tem necessidade de ser lavado com frequência, então lavar a cada dois dias usando shampoo e condicionador para cabelos normais é o adequado.

É indicado que sejam feitas hidratações a cada 15 dias, para manter a vitalidade e o equilíbrio natural do cabelo. Use produtos de acordo com a necessidade dos fios em cada estação do ano.

tipos-de-cabelo
Alguns tipos de cabelo necessitam de hidratação regular. Foto Shutterstock

Agora, se você identificou que entre os tipos de cabelo o seu apresenta características mistas como, por exemplo, oleosos na raiz e secos nas pontas, procure utilizar um produto específico para cada região. Use um shampoo para cabelos oleosos na raiz e outro para cabelos ressecados no comprimento.

Com essas dicas você pode cuidar das suas madeixas da maneira certa e sem preocupações. E independente do seu tipo de cabelo é fundamental ter o cuidado de proteger contra os fatores externos como o sol e vento também.

E aí, gostou do artigo? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!


TAGS
cabelo
cuidado com os cabelos
beleza dos cabelos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ