Cabelos

30/08/2015 09:19 - Atualizado em 09/01/2017 11:31

Soro fisiológico no cabelo é aposta das famosas

O soro fisiológico é indicado para a higienização de lentes de contato.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um truque de beleza de uma das gatas da televisão brasileira, Juliana Paes, causou rebuliço nas redes sociais. Em entrevista, a musa revelou o uso de soro fisiológico no cabelo após o banho. A dica, que segundo ela garante balanço e suavidade, foi dada pela amiga Cléo Pires.

Eficaz para limpeza e hidratação da mucosa nasal, o soro fisiológico é uma solução preparada com cloreto de sódio e água destilada. Sem efeitos colaterais, ele é recomendado para higienização de lentes de contato e dos olhos, além de ser usado na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e sangramento nasal. Mas será que ele funciona para as madeixas?

juliana paes soro fisiologico no cabelo

Soro fisiológico no cabelo funciona?

juliana paes soro fisiologico no cabelo

Segundo Tatiana Steiner, dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), o soro fisiológico no cabelo pode ajudar a regular o pH, apesar de não ser um produto específico para esses cuidados.

“Ele não invalida o uso de produtos apropriados a cada tipo de cabelo”, explica a profissional.

Sem substâncias específicas para tratar e proteger as madeixas, a composição do soro ajuda a fechar as cutículas dos fios. A aplicação, de acordo com a dermatologista, é feita com as mãos, após a lavagem.

“É apenas uma alternativa que pode contribuir em algumas situações, mas não necessariamente trará resultados efetivos”, alerta Tatiana.

Muito além do soro fisiológico

O soro fisiológico pode ajudar, mas não é ideal. Tatiana destaca a importância da análise médica para a escolha da melhores opções. “O ideal é buscar ajuda do dermatologista para indicar os produtos mais apropriados a cada tipo de cabelo”, diz. A seguir, veja dicas indispensáveis para quem não abre da mão da vaidade:

- Aplique produtos à base de silicone. Eles garantem hidratação e recuperação, deixando a camada externa do fio brilhante e mais resistente.

Saiba Mais
Hidratação com abacate deixa os cabelos saudáveis
Azeite no cabelo hidrata os fios? Tire suas dúvidas
Shampoo antirresíduos prepara cabelos para tratamentos e tinturas

- Use shampoos e cremes próprios para seu tipo de cabelo, pois só assim as necessidades individuais serão supridas.

- Evite dormir de cabelos molhados. Isso muda a qualidade do fio e deixa a raiz com tendência a dermatite e descamação.

- Proteja os fios e o couro cabeludo do sol para garantir que a cutícula fique intacta e o cabelo sofra menos danos.

- Tenha uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada é importante, com proteínas, ferro e vitamina C.

- Cuide dos cabelos grisalhos ou totalmente brancos. Shampoos apropriados ajudam a manter o brilho e a cor livre do amarelamento.

- Trate a cutícula com produtos termoprotetores e hidratantes. Ela é a capa protetora do fio e, quando existe grande rompimento, não é possível recuperá-la.

- Aplique protetor solar. Ele é fundamental para prevenir o envelhecimento e diminuir a degradação de proteínas do fio pela radiação UV.

Conhece mais alguma dica de beleza das famosas? Deixe seu comentário! E aprovete para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
cabelos brilhosos
saúde capilar
Juliana Paes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ