Cabelos

21/07/2014 02:30 - Atualizado em 29/11/2016 02:52

Shampoo bomba promete crescimento rápido dos cabelos

Shampoo bomba não tem eficácia comprovada e pode ser feito em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma mulher com cabelos longos e saudáveis costuma ser muito invejada por outras mulheres e admirada por homens. Para chegar a essa condição, muitas optam por um tratamento à base do shampoo bomba. Ele é uma receita que mistura alguns produtos com o shampoo de sua preferência.

Como funciona o shampoo bomba

É importante observar, antes de tudo, que a eficácia do shampoo bomba não é comprovada. Quem usa diz que a mistura pode fazer o seu cabelo crescer em torno de 4 centímetros por mês. Isso é mais do que o dobro do crescimento normal de um cabelo saudável.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Como se trata de uma mistura, o shampoo bomba não é comercializado. Um de seus ingredientes é Monovin A (1 ml), um produto geralmente destinado a uso veterinário, para tratar a crina do cavalo. Trata-se, basicamente, de vitamina A concentrada.

O segundo componente da receita é o Bepantol líquido (10 ml), uma solução que é rica em pró-vitamina B5. É bastante utilizada em condicionadores e finalizadores, devido às suas propriedades fortificantes. Sua fórmula ainda possui lanolina, um óleo de amêndoas e cera de abelha, que atuam melhorando o ressecamento de fios danificados.

O terceiro e último ingrediente é um shampoo sem sal (100 ml) de sua preferência. A ausência de sal é necessária para que a vitamina A não oxide.

Cuidados

O que acontece é que o Monovin A atua, teoricamente, como anabolizante para o sistema capilar. O resultado disso é a aceleração do ciclo do cabelo. O efeito desejado com isso é o crescimento mais rápido, porém, da mesma maneira, haverá aumento de queda.

Não há estudos científicos sobre o uso da substância em seres humanos. Na prática, não se tem certeza da eficácia do shampoo bomba e nem se sabem quais podem ser os efeitos colaterais resultantes. Ele pode hidratar e dar brilho ao seu cabelo, mas se o objetivo é esse, existem produtos mais adequados. Por ser oleosa, a mistura pode até prejudicar os cabelos, aumentando a dermatite seborreica, por exemplo.

Apesar dessas ressalvas, existem pessoas que recomendam o uso do shampoo bomba. O mais indicado, no entanto, é que você tenha um pouco de paciência. Os cabelos crescem, em média, cerca de 1,5 centímetro por mês. 

Receita de shampoo bomba

A receita dessa mistura se disseminou pelos blogs e acabou atraindo a atenção de muita gente, mas você deve lembrar que ela não é recomendada ou aprovada por dermatologistas. Não existem estudos científicos sobre o uso da substância Monovin A em seres humanos. 

Se você realmente decidir levar esse tratamento adiante, não o faça por mais de três meses sem dar um descanso de ao menos um mês aos seus cabelos.

E aí, gostou do texto ? Deixe seu recado e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ