Cabelos

20/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 07:25

Selagem capilar minimiza o frizz dos cabelos. Veja como fazer

Selagem capilar agride menos os fios do que a escova progressiva.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Técnicas e tecnologias que ajudam a promover a saúde, o bem-estar e a beleza são sempre bem-vindas. Ainda mais quando o assunto é cabelo, um dos preferidos do público feminino. Quem nunca sonhou com um produto que ajude a minimizar o frizz e tornar o cabelo mais alinhado, e até mesmo mais brilhante e sedoso? Pois então, para acalmar as madeixas ansiosas, chegou a selagem capilar, ou escova selante.

O que é a selagem capilar

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Com a selagem capilar, você poderá deixar seus fios menos rebeldes, e seu estilo, sob medida, seja lá qual for. Cabe ressaltar que o resultado final é semelhante ao da escova progressiva, entretanto, em vez de um liso mais chapado, a escova permitirá a diminuição do volume total dos fios.

A promessa da selagem capilar é oferecer maior brilho e maciez aos cabelos. Essa técnica não alisará os cabelos como as outras escovas à base de formol, já que a amônia não tem o mesmo efeito. O formol, porém, é uma substância proibida para esse uso no Brasil.

Vantagens da selagem capilar

A selagem capilar restaura os fios do cabelo de forma interna, fechando as cutículas de forma bastante eficaz. É uma alternativa que evita problemas como intoxicação, alergia e sensibilidade, geralmente causadas pelo uso do formol para alisamento, no caso de escova progressiva.

Essa química forte é substituída na selagem capilar por produtos com vários princípios testados e criados biotecnologicamente. Com isso, o produto se torna bem menos agressivo ao cabelo de um modo geral - até porque não usa o formol, por exemplo. O composto da selagem capilar utiliza-se de 2% de amônia, queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes. Alguns profissionais, no entanto, insistem em usar o formol, ignorando o que prevê a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Resultados da selagem capilar

Os resultados da selagem capilar são interessantes. Podem ser notados cabelos mais brilhantes e sedosos, com aspecto antiestático, sem frizz, também com uma maior resistência e luminosidade. A impressão é que a selagem capilar alisa o cabelo devido à redução do frizz, e porque os fios costumam ficar alinhados. Pode-se notar inclusive uma recuperação de quase 100% dos danos sofridos aos cabelos. Além disso, a técnica proporciona maior maleabilidade aos fios do cabelo e ajuda a diminuir o volume dos fios em decorrência de uma película que os envolve.

Selagem capilar em casa

Você sabia que pode fazer a selagem capilar em casa? Confira abaixo passos para o procedimento:

1º Passo: Limpe profundamente o cabelo usando para isso um shampoo antirresíduo. Ele removerá restos de condicionador e outras sujeiras existente nos fios;

2º Passo: Lembre-se de secar o cabelo utilizando um secador;

3º Passo: Faça divisões com mechas e aplique o produto com a fórmula nutritiva usando um pincel;

4º Passo: Deixe o produto agir no calor do secador por cerca de 30 minutos;

5º Passo: Para que queratina penetre nos cabelos, use a chapinha de porcelana; 

6º Passo: Aplique óleo de silicone no cabelo para que os fios, especialmente os mais novos, não fiquem em pé ou rebeldes.

Gostou do texto? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ