Cabelos

27/02/2016 05:00 - Atualizado em 06/12/2016 12:57

Salve seus cabelos quebradiços com dicas simples

Os cabelos devem ser hidratados e protegidos regularmente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você está com cabelos quebradiços e sem vida, precisa tratar melhor das madeixas. Alguns hábitos simples podem ajudar. Confira a seguir um guia completo de cuidados capilares.

Como evitar cabelos quebradiços

Os danos são resultados de traumas mecânicos e químicos que alteram a estrutura natural dos fios. É o que explica a dermatologista Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo ela, a melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como elas ocorrem.

As madeixas são compostas por três camadas básicas: a cutícula, o córtex e a medula. A primeira é a parte mais externa da escala de proteção, responsável pela força, pelo brilho, pela textura, pela maciez e pela maleabilidade dos fios. As demais camadas são internas e determinam a cor, a textura, o corpo e a força.

mulher triste com cabelos quebradiços e tesouras nas mãos

A cutícula pode ser lesada pela descoloração ou pelo uso de ferramentas quentes. Fatores ambientais, como exposição a luz solar, poluição, vento e água do mar ou da piscina também podem ser prejudiciais. “Quando a cutícula é agredida, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas”, comenta.

Carolina explica que uma cabeleira bonita possui cutículas íntegras e saudáveis. Ou seja, as escamas se mantêm encaixadas de forma perfeita para envolver a parte interna do fio. ”O cuidado diário é muito importante e envolve a escolha de produtos adequados ao tipo de cabelo, sempre com atenção para os que possuem aprovação dos órgãos de saúde”, adverte.

Confira a seguir alguns cuidados para evitar cabelos quebradiços.

Escolha um bom shampoo

Esse cosmético limpa os fios e o couro cabeludo. Ele previne dermatites, caspa e infecções. Procure pela opção que mais se adeque ao seu tipo de fio. "Hoje existem produtos com funções mais complexas, como aumentar ou diminuir o volume, restaurar e facilitar o ato de pentear", comenta a médica.

Carolina recomenda que, a cada 15 dias, seja feita a limpeza dos cabelos com um shampoo antirresíduos. Esse produto ajuda a remover os restos de cosméticos que podem se depositar no couro cabeludo. Outra dica é alternar o uso de dois shampoos ao mesmo tempo.

Use condicionador sempre

Ele devolve a gordura natural perdida durante a lavagem, além de desembaraçar e restaurar fios agredidos química ou mecanicamente. Escolha os feitos com extratos de substâncias naturais, como jojoba, ou enriquecidos com proteínas. Hidratações semanais com máscara também ajudam. 

Abuse de produtinhos

Leave-ins e óleos reparadores ajudam a deixar os cabelos mais hidratados e sedosos. Esses cosméticos devem ser aplicados no comprimento dos fios - nunca na raiz. As versões com termoprotetores podem proteger as madeixas da chapinha e do secador.

7 inimigos do cabelo saudável

1. Secador de cabelos: provoca a evaporação da água natural dos fios, deixando-os mais fracos

2. Água quente: abre as cutículas dos cabelos e pode causar o ressecamento

3. Exagero de shampoo: pode causar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e queda

4. Ar condicionado: retira o brilho natural e deixa os cabelos quebradiços e frágeis

5. Alisamentos químicos: alteram a forma original das hastes; podem causar ressecamento e quebra

6. Chapinha: aquece os cabelos e ocasiona o ressecamento

7. Formol: é tóxico e pode causar irritação nas mucosas.

Que achou das dicas de beleza? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
cosméticos
cabelo saudável
cabelos fortes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ