Cabelos

05/06/2015 02:23 - Atualizado em 27/11/2016 01:51

Saiba por que utilizar o shampoo sem sal

Sal utilizado na composição dos shampoos pode causar ressecamento nos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cada tipo de cabelo é contemplado com uma variedade de produtos diferentes. Na hora de lavar as madeixas, existem químicas diversas para fios tingidos, secos, oleosos ou com caspa. Grande parte deles não é um shampoo sem sal, ingrediente que pode acabar sendo agressivo aos cabelos naturalmente secos.

Porém, o sal que integra a composição dos shampoos não é o mesmo que utilizamos na cozinha. Quando aplicado aos cosméticos, o cloreto de sódio não contém iodo, sendo um pouco mais suave e neutro.

Os cabelos passam por inúmeras químicas diariamente e acabam sendo danificados sempre que tingimos, clareamos e nos expomos ao sol e à poluição, o que pode ser intensificado com o sal. Descubra por que o shampoo sem sal pode ser uma boa opção para dar vida aos seus fios.

Os benefícios do shampoo sem sal

Com o objetivo de deixar os cabelos mais brilhosos e macios, o shampoo sem sal resseca menos os fios. Não existem restrições para o uso, sendo que ele pode ser utilizado inclusive em madeixas com alisamento ou tintura. Além disso, os produtos sem sal fazem menos espuma e proporcionam maior durabilidade da coloração. Podem ser usados diariamente.

shampoo sem sal

Quando possuem adição de sal na composição, os shampoos podem desidratar os fios mais rapidamente, deixando-os secos e com aparência sem vida. O cloreto de sódio faz com que microcristais dos minerais se depositem e, com esse acúmulo, os raios ultravioleta agem mais agressivamente nos cabelos.

Nas fórmulas de shampoos comuns, é adicionado um agente de limpeza chamado lauril sulfato de sódio. Quando está presente na composição, é esse ingrediente que limpa mais profundamente. No entanto, ele não garante maciez ou brilho, nem faz espuma. Assim, para encorpar o produto, o cloreto de sódio é acrescentado.

Outras substâncias de limpeza profunda já estão sendo utilizadas em diferentes fórmulas de shampoos para que o uso do sal não seja necessário. Com isso, é possível garantir suavidade e viscosidade, sem que ocorra o ressecamento comum do sódio.

Por que é colocado sal no shampoo?

De acordo com pesquisas da Universidade de São Paulo, do Instituto Schulman de Investigação Científica e da Universidade Anhembi Morumbi, não existem diferenças significativas entre os resultados da lavagem com shampoo sem sal e com outros produtos.

O objetivo do cloreto de sódio na composição é fazer espuma e deixar o líquido mais encorpado, mas ele também ajudar a remover resíduos que outros ingredientes da fórmula não conseguem. O problema do sal é que ele causa ressecamento tanto do cabelo quanto do couro cabeludo. Por isso, recomenda-se o produto com sódio para cabelos oleosos.

Se for utilizado com frequência nos cabelos tingidos, o sal pode desbotar a tinta. Porém, a quantidade de cloreto de sódio utilizado nas fórmulas dos produtos não é suficiente para causar danos relevantes ao cabelo, sendo possível usá-lo sem grandes preocupações.

Como os sais se diluem na espuma e na água, são eliminados durante o enxágue do cabelo, não interferindo diretamente na saúde dos fios. O shampoo sem sal é uma alternativa para quem tem madeixas muito secas, mas pode não ser tão eficiente para cabelos oleosos.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cabelos
lavagem
cuidados
tipos de shampoo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ