Cabelos

31/03/2016 03:00 - Atualizado em 09/12/2016 05:57

Saiba o que a reestruturação capilar pode fazer pelos seus fios

Processo age contra os danos diários e recupera o brilho dos cabelos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Secador, chapinha, descoloração. Se você costuma utilizar esses recursos, é bom prestar atenção à saúde das suas madeixas. Um dos processos que podem ajudar a manter os seus fios macios, com brilho e resistentes é a reestruturação capilar, também conhecida como reconstrução capilar.

As hastes externas dos cabelos sofrem alterações na estrutura, devido ao desgaste diário causado pelo uso de produtos químicos e ferramentas quentes. Essas mudanças deixam os fios porosos e sensíveis, a ponto de se tornarem quebradiços. A reestruturação capilar age justamente contra esses problemas, devolvendo o aspecto natural às melenas. Saiba como isso é possível.

mulher mostra cabelos após reestruturação capilar

Benefícios da reestruturação capilar

Em sua maioria, os produtos utilizados para esse tratamento têm silicone, queratina, polímeros, óleos vegetais e filtro solar. São justamente esses componentes que ajudam a evitar que o cabelo sofra agressões mais profundas.

O silicone, por exemplo, ajuda a deixar os fios mais sedosos, diminui a sensação de oleosidade e atua como um lubrificante. Os polímeros auxiliam a manter a hidratação do cabelo, pois formam uma película que retém água nos fios.

Já os óleos vegetais ajudam a repor os lipídios perdidos em processos físicos e químicos. A queratina, por sua vez, é rica em aminoácidos e atua na hidratação e na reparação direta dos locais em que ocorre rompimento ou quebra de fibra capilar.

Como é feita a reestruturação capilar

A reconstrução capilar une hidratação e nutrição, agindo diretamente contra os danos diários, sejam eles internos ou externos. Vale lembrar que a hidratação tem por função principal reter água sobre a cutícula do fio para melhorar a flexibilidade e evitar a descamação e a ausência de brilho. Já a nutrição ajuda a repor os lipídios e, assim, manter a maciez e diminuir a quebra dos fios. 

O procedimento deve preferencialmente ser realizado no salão de beleza, por um profissional capacitado. Confira o passo a passo:

1. Shampoo hidratante

Lava-se o cabelo com cuidado para não agredir o couro cabeludo. O shampoo forma uma fina camada sobre os fios e, assim, começa o processo de limpeza e hidratação.

2. Creme condicionador

Depois de enxaguar e retirar o shampoo, aplica-se o condicionador. Massageiam-se os fios por aproximadamente cinco minutos para que o produto possa reparar a fibra capilar, devolvendo o brilho.

3. Máscara de hidratação

O cabeleireiro aplica cápsulas de lipídios, de vitaminas ou de proteínas, conforme a necessidade dos fios. O produto age por 20 minutos e depois é enxaguado.

4. Leave-in

A função do produto é a hidratação profunda, quando adicionado junto com a máscara de hidratação.

Aprendeu como funciona a reestruturação capilar? Então aproveite para compartilhar o artigo com suas amigas. Investindo na técnica, vocês têm tudo para ficar ainda mais lindas! E não se esqueça de conferir outras dicas de moda e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
nutrição
maciez
brilho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ