Cabelos

22/09/2014 08:09 - Atualizado em 10/11/2016 01:18

Queratina para cabelo é eficaz e segura? Tire suas dúvidas

Queratina para cabelo pode tratar falhas dos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A queratina é uma proteína fibrosa que constitui diversas partes do corpo humano, entre elas os cabelos e unhas. Formada por aminoácidos, representa cerca de 90% do fio. Ela é responsável pela integridade dos cabelos e, por isso, costuma ser usada em diversos tratamentos capilares em salões de beleza. Assim, a queratina para cabelo funciona como uma proteção e preenchimento das falhas ocasionadas por processos externos ou deficiência orgânica.

queratina-para-cabelo

Tire suas dúvidas sobre a queratina para cabelo

queratina para cabelo é usada principalmente quando há perda dessa proteína por excesso de química, sol, chapinha, secador e poluição. Com a ação desses agentes, as escamas superficiais do cabelo se abrem, deixando a camada interna exposta, o que resulta em perda de água, nutrientes e queratina.

A agressão diária aos fios resulta cabelos quebradiços, sem brilho e com elasticidade preocupante. Para recuperá-los, o indicado são os tratamentos para reposição de queratina para cabelo. A falta de queratina ocasiona cabelos quebradiços, sem brilho, sensibilizados, ásperos, porosos e com frizz.

Na atualidade, existem muitas técnicas diferentes cujo foco está na queratina para cabelo. Os exemplos mais clássicos dessa aplicação são procedimentos como a selagem, a nanoqueratização e a hidroqueratização fotônica.

Mas o recomendado é que um profissional seja consultado para orientar qual o tipo de tratamento com queratina para cabelo mais adequado para a carência do seu fio. Pode ser realizada uma cauterização com profissionais nos salões de beleza e usar máscaras de hidratação e produtos que contenham componentes adequados para reposição da queratina.

Cuidados com a queratina para cabelo

A consulta a um profissional da área também é importante porque, como todo excesso, o da queratina também é prejudicial. Quando aplicada de forma exagerada, a queratina para cabelo enrijece os fios podendo causar ressecamento, opacidade, quebra e perda nos movimentos naturais.

Especialistas recomendam utilizá-la com cautela e ter muito cuidado na hora de comprar qualquer produto que prometa restauração com essa substância. Por isso, o uso é recomendado apenas quando o cabelo está com aspecto ressecado, opaco e quebradiço. Além disso, a reposição da queratina se faz necessária quando as mulheres optam pelo uso frequente do secador ou da chapinha.

A explicação é que o calor prejudica a estrutura do cabelo devido ao dano térmico que causa nas camadas externas dos fios. Quando o cabelo está molhado, a água penetra diretamente dentro da estrutura do fio. O calor superaquece essa água, transformando-a em vapor, formando bolhas de ar que rompem a estrutura da fibra capilar. A longo prazo, isso provoca a fragilidade dos cabelos e a necessidade de uma reposição de nutrientes mais intensa. Entre eles, a queratina para cabelo.

Os cabelos mais propensos ao danos são os cacheados, pois tendem a ser mais ressecados que os demais. Como nascem espiralados desde a raiz, a oleosidade natural não chega até as pontas. Os cabelos loiros também já são naturalmente mais frágeis, podendo sofrer mais com as agressões. Quando são submetidos a tratamentos químicos, como alisamento e colorações, exigem maiores cuidados.

E aí, gostou da matéria? Deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ