Cabelos

25/05/2015 11:39 - Atualizado em 08/11/2016 03:14

Prancha de cabelo: Domine o uso da chapinha sem mistérios

Deixe os fios lisos e alinhados e saiba como minimizar os danos do acessório, garantindo mais saúde para seu cabelo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Qual mulher não gosta de exibir madeixas impecáveis? Elas deixam o visual muito mais poderoso e a prancha de cabelo é um dos artifícios que o público feminino possui para criar uma produção incrível.

Também conhecida como chapinha, ela é um grande trunfo para aqueles dias em que os fios parecem não colaborar com você. Além disso, possibilita exibir mechas mais lisas naquelas mulheres que não possuem essa característica natural nos cabelos.

Porém, na hora de apostar na prancha de cabelo, é preciso tomar alguns cuidados para manter a saúde dos fios. Com o uso adequado do acessório, é possível minimizar os danos do calor e evitar o ressecamento e a quebra. Confira. 

prancha no cabelo

Como usar a prancha de cabelo

Para usar a chapinha ou prancha de cabelo de maneira correta, é preciso seguir alguns passos que garantem fios lisos e saudáveis. Primeiro, deve-se lavar bem as madeixas, deixando-as livres de resíduos e impurezas que acumulamos ao longo do dia e que contribuem para o ressecamento.

Depois, é necessário secá-las - nada de passar a prancha de cabelo nos fios úmidos! Vale deixar os cabelos secarem naturalmente ou apostar no secador. Porém, assim como a chapinha, os fios são atingidos por altas temperaturas com esse aparelho, então um protetor térmico deve ser sempre utilizado.

Os termoprotetores, como o nome já diz, servem para blindar os fios contra consequências causadas pelo calor excessivo. Esses produtos são ativados pelo calor da prancha de cabelo ou de secador, impedindo que as temperaturas mais quentes afetem a fibra capilar e o couro cabeludo.

Além disso, mais que proteger, eles também selam a cutícula (parte externa do fio) por mais tempo, garantindo que o efeito liso dure mais.

Hora de passar a prancha

Depois do cabelo seco e protegido, é hora de alinhar os fios com a prancha de cabelo. Especialistas sugerem que a temperatura da chapinha não ultrapasse 180ºC, evitando assim a quebra do fio e o ressecamento excessivo.

Outro cuidado importante para manter o cabelo saudável é evitar passar diversas vezes na mesma mecha e, especialmente, não deixar o utensílio no mesmo ponto por muito tempo. Ficar segurando a prancha de cabelo em uma mesma mecha não potencializa o liso, mas, sim, o risco de queimar o cabelo, por isso fique atenta.

Para evitar marcas - e uma dor muito chata -, não leve a prancha de cabelo muito próxima ao couro cabeludo. As chances de queimar a testa são grandes. Além disso, é possível adquirir em lojas de produtos de beleza um protetor especial para as orelhas, evitando assim queimá-las durante o processo.

Agora que você já está por dentro do uso consciente da prancha de cabelo, é só criar o penteado que mais combina com você. Mas não esqueça: apostar nos fios naturais está em alta e, mesmo que eles não sejam completamente lisos, é possível criar um visual incrível!

Este artigo é um oferecimento Vivo Beleza. Gostou das dicas? Deixe seu comentário! E não esqueça de continuar acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
chapinha
cuidados com o cabelo
alisamento
secador

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ