Cabelos

13/06/2015 08:53 - Atualizado em 17/12/2016 03:11

Pontas ressecadas podem ser prevenidas e tratadas

Ações adotadas em casa são importantes no enfrentamento das pontas ressecadas nos cabelos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os cuidados com o cabelo fazem parte da rotina de qualquer mulher. Mas tem dias que nem toda a atenção dada aos fios parece suficiente e é nesses momentos que as pontas ressecadas aparecem. Se a sua forma de enfrentar o problema costuma ser o corte da parte danificada, saiba que essa não é a melhor opção.

Há opções de hidratação e outros cuidados simples do dia a dia, feitos em casa mesmo, que podem ser essenciais para preservar a saúde dos fios, sem perder o glamour. Quer saber mais sobre como prevenir e tratar as pontas ressacadas? Confira a seguir.

pontas ressecadas

Como evitar as pontas ressecadas

O surgimento de pontas duplas ou ressecadas no cabelo pode ser prevenido com cuidados diários com os fios. Em primeiro lugar, procure ouvir as dicas de seu cabeleireiro e corte as pontas a cada três meses.

Além disso, evitar o uso da chapinha e usá-la sempre abaixo dos 170°C danifica menos as cutículas do cabelo. A temperatura elevada do aparelho pode provocar o ressecamento excessivo da fibra, alteração de cor do cabelo e levar à quebra dos fios.

Tente fazer hidratações capilares em casa pelo menos a cada 15 dias. Se preferir, faça o procedimento em um salão especializado, uma vez ao mês. Os tratamentos profissionais são mais concentrados e lá conseguem avaliar qual a necessidade do seu cabelo.

Ao ficar no sol, proteja seus cabelos com leave-in com filtro solar. Se for mergulhar no mar, não deixe a água salgada por muito tempo nos fios, principalmente se ficar exposta aos raios solares.

Tratamento das pontas ressecadas

Como já dito, você pode e deve fazer hidratações caseiras para tratar as pontas ressecadas. As receitas utilizam produtos naturais, como frutas e óleos, que você facilmente irá encontrar no supermercado ou em lojas de cosméticos.

Tratamentos de salão também podem auxiliar bastante na saúde do seu cabelo. Procedimentos como cauterização e queratinização recuperam as cutículas dos fios e deixam um aspecto mais saudável. Procure sempre utilizar produtos apropriados para o seu tipo capilar e aposte em uma alimentação saudável como complemento.

Veja a seguir duas receitas de hidratação caseira.

Hidratação com iogurte e abacate

Ingredientes:

- 1 copo de iogurte natural

- ½ abacate

- 1 shampoo para o seu tipo de cabelo.

Modo de Preparo:

Bata o iogurte e o abacate no liquidificador. Lave os cabelos normalmente com o seu shampoo. Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em toda a extensão dos fios. Enrole cada mecha com papel alumínio. Deixe agir por mais ou menos 40 minutos.

Hidratação com leite de coco

Ingredientes:

- 1 abacate

- 1 xícara de leite de coco

- 2 colheres de sopa de óleo de coco.

Modo de Preparo:

Amasse o abacate e o restante dos ingredientes até ficar homogêneo. Espalhe a mistura pelo seu cabelo e deixe agir entre 10 a 15 minutos. Enxague e, depois, lave com o shampoo apropriado para você.

O que pode causar o problema

Cabelos que não recebem todos os cuidados necessários acabam por desenvolver pontas ressecadas e duplas. Também podem perder o brilho e ficar frisados. A exposição excessiva ao sol, à água do mar ou da piscina, banhos de água muito quente, o calor das chapinhas e secadores e ainda a química das tinturas podem causar danos da raiz às pontas.

Fique atenta aos seus cabelos: as pontas ressecadas e o cabelo danificado podem ser sinais também de doenças, como anorexia, deficiências nutricionais, anemia, hipotireoidismo ou alterações hormonais. Se mesmo com tratamento capilar indicado não houver melhoras, procure um especialista e cuide da sua saúde da mesma forma que faz com a sua beleza.

Pronta para enfrentar as pontas ressecadas e se manter sempre bonita? Deixe um comentário! E fique sempre por dentro das novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cabelos fortes
pontas duplas
cuidados com os cabelos
mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ