Cabelos

28/07/2014 09:00 - Atualizado em 28/07/2016 09:34

Pontas duplas? Descubra como prevenir esse problema no inverno

Danos aos cabelos podem ser minimizados com cuidados especiais na estação mais fria do ano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As pontas duplas são uma das principais vilãs das mulheres na luta por um cabelo bonito e saudável. E no inverno o cabelo fica ainda mais propício a esse problema.

Danos aos cabelos formam as pontas duplas

Você sabe por que se formam as pontas duplas? A estrutura dos fios é dividida em três camadas, que ficam unidas quando o cabelo está saudável. São elas: a medula, que fica no interior e fornece minerais e nutrientes; o córtex, que fica no meio e é responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, que cobre a parte externa dos fios com várias escamas.

Quando o cabelo está danificado, as escamas se abrem e a estrutura interna fica sem proteção. Os fios então ficam com aspecto ressecado e começam a se dividir no comprimento. 

Pontas duplas
Pontas duplas são um problema comum que pode ser tratado. Foto: Shutterstock

Na estação mais fria do ano, esse problema pode se agravar, pois os fatores naturais, como clima seco e vento, agridem ainda mais o cabelo. O uso de secador e chapinha com mais frequência nesse período também colabora para o ressecamento dos fios.

Depois que as pontas do seu cabelo se dividem, não existe nenhuma forma para uni-las novamente. Mas você pode disfarçar o aspecto quebradiço e sem vida se não quiser apelar para o corte. Use produtos com ativos como silicone, aminoácidos, queratina e óleo de argan. Isso irá ajudar a minimizar o problema.

Mas o mais indicado a fazer, se você já está com pontas duplas no cabelo, é aparar os fios e fazer tratamentos para a reposição dos nutrientes perdidos pelas agressões. A cauterização ou a queratinização auxiliam nesse processo. Veja algumas dicas para tratar o cabelo e prevenir as agressões que danificam os fios, principalmente no inverno.

Dicas para evitar as pontas duplas

- Na hora da lavagem dos fios, opte por shampoos e condicionadores que ofereçam reparação e hidratação. E evite os shampoos antirresíduos no inverno.

- Hidrate seu cabelo uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com o seu tipo de cabelo e a necessidade. Intercale com tratamentos de nutrição, cauterização e reconstrução. 

- Se você faz tingimento com produtos químicos, os cuidados são redobrados. Uma ótima dica é fazer a hidratação uma semana antes de aplicar a tintura, para fortalecer e preparar os fios. Hidrate após fazer a coloração também.

- Procure sempre aplicar um leave-in protetor térmico nos fios antes de usar o secador e a chapinha. Outra dica importante é não usar o secador em uma temperatura muito quente e finalizar com um silicone ou sérum para as pontas.

Por último, uma das dicas mais importantes para prevenir as pontas duplas é cortar o cabelo com regularidade. Manter os fios sempre aparados evita que eles fiquem danificados ao ponto de quebrar e ficarem ressecados. O indicado é cortar pelo menos as pontas a cada 3 meses.

Mantenha os cuidados e não deixe que o inverno danifique seus cabelos. As pontas duplas podem ser evitadas sem dor de cabeça, basta você ficar seguir essas dicas e sempre usar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo.

Vivo Beleza: Dicas diárias pra você ficar ainda mais bonita

Você possui pontas duplas? O que você faz para evitá-las? Deixe o seu comentário.

TAGS
cabelos secos
fios secos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ